Homem com H e mais: 10 filmes sobre cantores brasileiros para assistir

Homem com H, Cazuza: O Tempo Não Para e Elis são exemplos de filmes sobre cantores brasileiros de sucesso; confira 10 biopics nacionais que você precisa ver agora Filmes sobre cantores brasileiros sempre fizeram sucesso no cinema e nas telinhas dos telespectadores. Homem com H, que conta a história de Ney Matogrosso, é a nova biopic do momento, que prova a força do subgênero. Outros destaques no meio são Elis (2016), Dois Filhos de Francisco (2005) e Cazuza: O Tempo Não Para (2004), que emocionaram contando as jornadas dos maiores nomes da música do país. Por sorte, esses filmes estão disponíveis em plataformas de streaming como Netflix e HBO Max.
Pensando em quem curte história e não abre mão de uma boa biopic, com direito a muita música, o TechTudo preparou uma lista com 10 filmes imperdíveis sobre cantores brasileiros que você precisa assistir agora mesmo. Confira enredo, elenco, repercussão e onde encontrar a cada um dos títulos.
🎬 12 animes de música que valem a pena assistir
📱10 animes que são excelentes, mas são pouco lembrados
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Cazuza: O Tempo Não Para relembra trajetória do cantor carioca, que morreu na década de 90
Reprodução/Prime Video
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo com filmes sobre cantores brasileiros, você encontra:
Homem com H (2025)
Elis (2016)
Meu Nome é Gal (2023)
Gonzaga: De Pai para Filho (2012)
Tim Maia (2014)
Simonal (2018)
Dois Filhos de Francisco (2005)
Cazuza: O Tempo Não Para (2004)
Minha Fama de Mau (2019)
Mamonas Assassinas: O Filme (2023):
1. Homem com H (2025)
O lançamento nacional conta a história de Ney Matogrosso, desde a infância no interior até a vida adulta. O enredo aborda pontos como relacionamento com Cazuza e performances históricas do cantor, que desafiou o regime militar brasileiro. O protagonista é interpretado por Jesuíta Barbosa (Pantanal), mas o elenco também traz Jullio Reis e Bruno Montaleone (O Lado Bom de Ser Traída) como Cazuza e como Marco de Maria, considerado o grande amor da vida de Ney. A direção e o roteiro são assinados por Esmir Filho. Com 8.4 pontos no IMDb, Homem com H está em cartaz nos cinemas brasileiros. Ainda não há previsão para o filme chegar ao streaming.
Homem com H é a nova biopic nacional, que conta a história de Ney Matogrosso
Reprodução/Paris Filmes
2. Elis (2016)
O filme retrata a trajetória meteórica da cantora Elis Regina. O enredo começa com a chegada da artista no Rio de Janeiro, vindo de Porto Alegre, e aborda até a sua carreira internacional. Até hoje Elis é considerada uma das maiores vozes do país. O longa explica o começo do sucesso da jovem, seus conturbados relacionamentos amorosos e seus desafios com a fama. Elis faleceu em 1982, aos 36 anos, em decorrência de uma overdose.
No longa, a cantora é interpretada por Andreia Horta (Um Lugar ao Sol). Já Gustavo Machado (Coisa Mais Linda) e Caco Ciocler (Olga) dão vida ao compositor Ronaldo Bôscoli e ao produtor César Camargo Mariano. A direção ficou por conta de Hugo Prata, que também assina parte do roteiro. Elis está disponível na Netflix e no Telecine. Nas avaliações, contém 6.7 pontos no IMDb e acumula 29% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Elis: a trajetória de Elis Regina é relembrada em filme disponível na Netflix
Reprodução/Prime Video
3. Meu Nome é Gal (2023)
Gal Costa é o tema da biopic brasileira, dirigida por Dandara Ferreira e Lô Politi. O longa mostra a mudança da jovem para o Rio de Janeiro, aos 20 anos, e a chegada ao sucesso ao lado de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. Apesar de tímida e mais reservada, Gal se transformava no palco, sendo dona de uma voz potente. O longa foi lançado em 2023, um ano após a morte da cantora, aos 77 anos.
O elenco de Meu Nome é Gal traz Sophie Charlotte (Todas as Flores), Rodrigo Lelis (New Life S.A) e Dan Ferreira (União Instável) como o trio de artistas Gal, Caetano e Gil. Avaliado com 6.3 pontos no IMDb, o filme faz parte do catálogo do Globoplay.
Meu Nome é Gal é biopic de Gal Costa, disponível no Globoplay
Reprodução/IMDb
4. Gonzaga: De Pai pra Filho (2012)
Gonzaga: De Pai pra Filho narra a relação complicada de Luiz Gonzaga e do seu filho, conhecido como Gonzaguinha. Ambos eram homens de personalidade forte, que decidiram seguir a carreira da música. Atualmente, os dois são listados como alguns dos compositores e cantores mais importantes do país. Pai e filho são interpretados por Chambinho do Acordeon e Júlio Andrade (Sob Pressão), respectivamente. Nanda Costa também está no elenco como Odaleia, mãe de Gonzaguinha. O longa é dirigido por Breno Silveira e está disponível na Netflix e no Globoplay. No IMDb, o título conta com 7.4 pontos.
Gonzaga: De Pai pra Filho fala a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha
Reprodução/IMDb
5. Tim Maia (2014)
Outro nome que mudou a história da música foi Tim Maia. O filme lançado em 2014 aborda a infância no Rio de Janeiro, de origem humilde, até a construção de sua carreira de sucesso. Ao longo da vida, Tim morou nos Estados Unidos e fundou a banda The Sputniks, junto a Roberto Carlos. Mas foi na carreira solo que conseguiu o maior sucesso. O longa também retrata a sua morte, em 1998, aos 55 anos, após um quadro de infecção generalizada.
Babu Santana (Estômago) estrela o filme como Tim Maia. Alinne Moraes (O Homem do Futuro), Cauã Reymond (Vale Tudo) e George Sauma (Toma Lá, Dá Cá) também são creditados como o interesse amoroso Janaía e os cantores Fábio e Roberto Carlos. O título faz parte do catálogo do Telecine. Com direção de Mauro Lima, o longa tem 7.2 pontos no IMDb e 100% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.
Tim Maia é filme biográfico estrelado por Babu Santana
Reprodução/Letterboxd
6. Simonal (2018)
Wilson Simonal saiu de uma origem de pobreza até ser um dos cantores mais populares do Brasil. Após anos de muito sucesso, decisões impulsivas fizeram com que o artista arriscasse as suas finanças. A obra aborda o talento natural de Simonal, seus problemas com dinheiro e até mesmo a postura controversa na Ditadura Militar.
O protagonista é interpretado por Fabrício Boliveira (Faroeste Caboclo). Já Isis Valverde (A Força do Querer), Leandro Hassum (Uma Advogada Brilhante) e Mariana Lima (Onde Está Meu Coração) são Tereza Pugliesi, Carlos Imperial e Laura Figueiredo. Com direção de Leonardo Domingues, o título tem 6.8 pontos no IMDb e está disponível na Netflix.
Wilson Simonal baseia a história do filme de drama biográfico
Reprodução/IMDb
7. Dois Filhos de Francisco (2005)
Um dos grandes dramas biográficos nacionais, o filme fala sobre a trajetória da dupla Zezé de Camargo & Luciano. Os irmãos foram criados pelo pai Francisco, um lavrador de Pirenópolis. Apesar da origem extremamente humilde, ele se esforçou ao máximo para realizar o sonho de ver os seus dois filhos como uma grande dupla sertaneja.
O longa traz Ângelo Antônio (Entre Vales) como Francisco, além de Márcio Kieling (Os Ricos Também Choram) e Thiago Mendonça (Somos Tão Jovens) como Zezé e Luciano, respectivamente. Disponível na HBO Max, o título tem direção de Breno Silveira. Ao todo, acumula 6.9 pontos no IMDb e 80% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Dois Filhos de Francisco fala sobre o passado da dupla sertaneja Zezé Di Carmargo & Luciano
Reprodução/IMDb
8. Cazuza: O Tempo Não Para (2004)
Além de participar do drama biológico de Ney Matogrosso, Cazuza também tem a própria biografia. O cantor, líder do Barão Vermelho, é ouvido até hoje, responsável por grandes hits da MPB. Conhecido como um transgressor e uma figura polêmica, Cazuza desafiou as autoridades durante o auge do conservadorismo e da Ditadura Militar. O longa conta a infância do carioca, a chegada ao sucesso e até a morte precoce, aos 32 anos, na década de 90, vítima da Aids.
Daniel de Oliveira (Os Dias Eram Assim) interpreta Cazuza. Marieta Severo (A Grande Família) é Lucinha Araújo, mãe do protagonista. Além disso, Cadu Fávero (Impuros) é Frejat, colega de banda de Cazuza. O filme está disponível na HBO Max e tem direção da dupla Walter Carvalho e Sandra Werneck. O título é avaliado com 6.9 pontos no IMDb e tem 62% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.
Cazuza: O Tempo Não Para mostra a história de um dos maiores cantores da década de 80
Reprodução/Prime Video
9. Minha Fama de Mau (2019)
Erasmo Carlos e Roberto Carlos formam uma dupla de sucesso: apaixonados por astros como Elvis Presley e Chuck Berry, eles trazem um novo olhar para a música brasileira. Ao lado de Wanderléa, os jovens ganham um programa chamado Jovem Guarda e veem sua carreira decolar, consolidando-se como alguns dos maiores astros do país. No elenco, Chay Suede (Mania de Você), Gabriel Leone (Senna) e Malu Rodrigues (Amor da Minha Vida) são Erasmo, Roberto e Wanderléa. Dirigido por Lui Farias, o filme tem 6.5 pontos no IMDb e está disponível na Netflix.
Minha Fama de Mau narra a trajetória de Erasmo Carlos ao lado de Roberto Carlos
Reprodução/IMDb
10. Mamonas Assassinas: O Filme (2023)
Os amigos Dinho, Júlio, Bento, Sérgio e Samuel formam o grupo musical Mamonas Assassinas. Com letras ousadas e ritmos diferenciados, a banda explodiu no Brasil nos anos 90. Porém, com uma grande carreira pela frente, o quinteto morre precocemente em um acidente aéreo. O filme se foca nos meses que antecederam a tragédia. No elenco, Ruy Brissac, Beto Hinoto e Robson Lima (A Princesa e o Sapo) são Dinho, Bento e Júlio. Com direção de Edson Spinello, o longa está disponível na HBO Max e acumula 4.8 pontos no IMDb.
Mamonas Assassinas: O Filme narra os últimos meses de vida do quinteto
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Initial plugin text

Rolar para cima