O Banco Central iniciou uma tomada de subsídios para discutir a regulação da tokenização de cartões de pagamento no Brasil. A iniciativa, formalizada por meio da Tomada de Subsídios nº 118/2025, visa reunir contribuições da sociedade e de agentes do mercado para embasar possíveis mudanças nas regras que envolvem o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).
O crescimento do uso de carteiras digitais no país, impulsionado pela popularização dos smartphones, fez com que os solicitantes de tokens ganhassem relevância no ecossistema financeiro. Esse avanço, segundo o Banco Central, levanta preocupações quanto à concentração de mercado e ao possível repasse de custos elevados aos emissores de cartões, o que pode impactar diretamente consumidores e comerciantes.
A medida tem como objetivo disciplinar a prestação de serviços relacionados à solicitação e ao armazenamento de tokens. Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay são algumas das plataformas que utilizam a tecnologia de tokens e oferecem a carteira digital, que permite aos consumidores realizarem pagamentos com cartões por meio de dispositivos móveis.
Meta do Banco Central
O objetivo com a iniciativa da Tomada de Subsídios é coletar dados, evidências e sugestões que auxiliem na avaliação sobre a necessidade — ou não — de regulamentação específica para os serviços de tokenização no país.
As contribuições poderão ser enviadas até o dia 2 de junho de 2025, por meio da plataforma Participa + Brasil. A tomada de subsídios está disponível para consulta no site oficial do Banco Central e no portal do governo.