12 filmes de comédia romântica dos anos 2000 que todo mundo assistiu mil vezes

Filmes de comédia romântica dos anos 2000 marcaram uma geração e, por isso, muitos dos clássicos da época foram assistidos mil vezes pelo público. Com enredos sobre histórias de amor, muitos longas do gênero falam sobre casais que, apesar das adversidades ou personalidades distintas, conseguem ficar juntos – sem deixar de lado os elementos cômicos. Filmes como Casamento Grego (2002), Simplesmente Amor (2003), disponível para aluguel, O Diário da Princesa (2001), no catálogo do Disney+, e até Hitch, Conselheiro Amoroso, (2005), disponível no Amazon Prime Video, são exemplos de tramas que ficaram para a história.

Pensando em uma maratona que te lembre dos velhos tempos, o TechTudo selecionou 12 filmes de comédia romântica dos anos 2000 disponíveis em plataformas de streaming. Veja a seguir o enredo, elenco e avaliações da crítica e do público.

O Diário da Princesa, baseado na obra de Meg Cabot, marcou os anos 2000 com uma história de romance adolescente com uma adolescente atrapalhada — Foto: Reprodução/IMDb

Na lista preparada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes de comédia romântica dos anos 2000:

  1. Simplesmente Amor (2003)
  2. Além dos Limites (2000)
  3. Embriagado de Amor (2002)
  4. O Virgem de 40 Anos (2005)
  5. Três Vezes Amor (2008)
  6. Ligeiramente Grávidos (2007)
  7. O Diário de Bridget Jones (2001)
  8. A Proposta (2009)
  9. Casamento Grego (2002)
  10. Hitch, Conselheiro Amoroso (2005)
  11. O Diário da Princesa (2001)
  12. Do Que as Mulheres Gostam (2000)

1. Simplesmente Amor (2003)

Simplesmente Amor (2003) é uma comédia romântica ambientada no natal e que se passa em Londres, Reino Unido. O filme, disponível para aluguel e compra na Apple TV+ e Amazon Prime Video, entrelaça a história de diferentes personagens que atravessam o luto, desilusões amorosas e desventuras da vida enquanto descobrem o amor em suas diferentes formas. Entre os núcleos, temos, por exemplo, um famoso cantor de rock que lança um hit de natal, a história de amor do Primeiro-Ministro do Reino Unido que se apaixona por uma funcionária e até mesmo um recém-viúvo que ajuda seu enteado a conquistar a sua primeira paixão.

Com um elenco de peso, incluindo Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill) no papel do primeiro ministro, Liam Neeson (Kinsey: Vamos Falar de Sexo) como Daniel, Colin Firth (O Diário de Bridget Jones) interpretando Jamie e Emma Thompson (Razão e Sensibilidade) como Karen, Simplesmente Amor tem nota 7,6 no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, o filme, que já é um clássico do período de festas de fim de ano, conquistou 64% de aprovação dos críticos e 72% do público.

Simplesmente Amor é uma comédia romântica natalina ambientada no Reino Unido — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video
Simplesmente Amor é uma comédia romântica natalina ambientada no Reino Unido — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video

2. Além dos Limites (2000)

Uma ótima opção para aqueles que gostam de filmes com esporte como pano de fundo, Além dos Limites (2000) conta a história de um casal que, desde a infância, compartilha o amor pelo basquete. Enquanto ambos lutam para ter uma carreira bem-sucedida como jogadores profissionais, seus destinos se cruzam novamente e eles precisam tomar uma decisão em relação aos seus sentimentos.

Disponível para aluguel ou compra no Amazon Prime Video, Além dos Limites é protagonizado por Sanaa Lathan no papel de Monica Wright (Alien vs. Predador) e Omar Epps (House) interpretando Quincy. Também participam do filme Alfre Woodard (Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato) como Camille Wright, Chris Warren (High School Musical) no papel de Kelvin e Debbi Morgan (Amores Divididos) como Nona McCall. Com 7,2 estrelas no IMDb, Além dos Limites tem uma ótima repercussão no Rotten Tomatoes, com 85% de aprovação da crítica e 95% do público.

Além dos Limites (2000) traz uma história de amor ambientada no mundo do basquete — Foto: Reprodução/IMDb
Além dos Limites (2000) traz uma história de amor ambientada no mundo do basquete — Foto: Reprodução/IMDb

3. Embriagado de Amor (2002)

Estrelado por Adam Sandler (Click), Embriagado de Amor (2002) conta a história de Barry Egan, um homem cheio de inseguranças que cresceu rodeado por sete irmãs. Apesar de ter o seu próprio negócio, ele é tímido e vive uma vida solitária. O mundo de Barry começa a mudar quando ele passa a ser vítima de extorsão, ao mesmo tempo em que se apaixona pela amiga de trabalho da sua irmã. Enquanto vive um inesperado romance, Barry precisa enfrentar uma gangue que tenta tirar tudo o que ele tem. O filme está disponível para compra e aluguel no Claro TV+, Amazon Prime Video, Google Play Store e Apple TV+.

Com uma boa avaliação tanto do público quanto da crítica, Embriagado de Amor (2002) tem 7,3 estrelas no IMDb, e 79% de aprovação da crítica e 77% do público do Rotten Tomatoes. Completam o elenco da comédia romântica Emily Watson (Assassinato em Gosford Park) interpretando Lena Leonard, Philip Seymour Hoffman (O Mestre) no papel de Dean Trumbell e Luis Guzmán (Wandinha) como Lance.

Embriagado de Amor (2002) traz um Adam Sandler solitário em busca de amor — Foto: Reprodução/IMDb
Embriagado de Amor (2002) traz um Adam Sandler solitário em busca de amor — Foto: Reprodução/IMDb

3. O Virgem de 40 Anos (2005)

Andy Stitzer, protagonizado por Steve Carell (The Office), é um típico nerd que trabalha em uma loja de eletrônicos. Sua vida muda quando seus amigos descobrem que ele é virgem aos 40 anos e querem ajudá-lo conhecer uma mulher para, finalmente, perder a virgindade. Em meio a encontros frustrados, Andy conhece Trish, uma mãe solteira por quem começa a se interessar, mas esconde o seu segredo com medo de estragar a sua chance. O filme pode ser alugado ou comprado no Amazon Prime Video, Google Play Store, Apple TV+ e Claro TV+.

Um marco nas comédias românticas, O Virgem de 40 Anos (2005) foi um sucesso entre a crítica e o público. No Rotten Tomatoes, sua avaliação chega a 85% de aprovação entre os especialistas e 84% entre o público. No IMDb, o longa alcançou 7,1 estrelas. Além de Steve Carell, o elenco do filme é composto por Catherine Keener (Quero Ser John Malkovich) como Trish, Paul Rudd (Homem-Formiga) interpretando David, Romany Malco (Weeds) como Jay e Seth Rogen (Superbad) no papel de Cal.

O Virgem de 40 Anos (2005) é um clássico dos anos 2000 que traz o ponto de vista masculino — Foto: Reprodução/IMDb
O Virgem de 40 Anos (2005) é um clássico dos anos 2000 que traz o ponto de vista masculino — Foto: Reprodução/IMDb

5. Três Vezes Amor (2008)

Em Três Vezes Amor (2008), filme disponível para aluguel ou compra na Apple TV+, Will Hayes é um consultor político que precisa explicar o seu divórcio para sua filha Maya. Enquanto lida com a situação, a menina começa a questioná-lo sobre sua vida amorosa antes de ser casado e quer saber como seus pais se apaixonaram. É aí que Will decide contar para Maya sobre seus três relacionamentos, trocando o nome das então namoradas para que ela possa descobrir qual das histórias é a de sua mãe.

Com um elenco de peso, Três Vezes Amor é protagonizado por Ryan Reynolds (Deadpool), vivendo o papel de Will, e Abigail Breslin (A Pequena Miss Sunshine), como Maya. Também participam do filme Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel), Isla Fisher (Os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e Elizabeth Banks (Jogos Vorazes). Com uma boa recepção nos sites especializados, o longa acumula 7,1 estrelas no IMDb, além de 71% de aprovação dos críticos e 72% do público no Rotten Tomatoes.

Em Três Vezes Amor (2008), Ryan Reynolds vive o protagonista Will Hayes, ao lado de Abigail Breslin, que interpreta a filha Maya Hayes — Foto: Reprodução/IMDb
Em Três Vezes Amor (2008), Ryan Reynolds vive o protagonista Will Hayes, ao lado de Abigail Breslin, que interpreta a filha Maya Hayes — Foto: Reprodução/IMDb

6. Ligeiramente Grávidos (2007)

Ligeiramente Grávidos (2007) é uma comédia romântica disponível no Amazon Prime Video. Na trama, a jornalista Alison Scott vai a uma boate para comemorar a sua promoção e conhece o irresponsável Ben Stone, com quem tem um caso de uma noite. Oito semanas depois, Alison descobre que está grávida e decide contar a novidade para Ben, para dar a ele a chance de ser um pai presente. Em meio a todas as novidades, eles tentam ficar juntos para ter o bebê, mas a imaturidade de Ben pode ser um empecilho para a formação da nova família.

Com ótima avaliação no Rotten Tomatoes, 90% de aprovação da crítica e 83% do público, Ligeiramente Grávidos tem no elenco o conhecido das comédias Seth Rogen (Superbad) no papel de Ben e Katherine Heigl (Grey’s Anatomy) interpretando Alison. Também fazem parte da trama Paul Rudd (Homem-Formiga), Leslie Mann (Mulheres ao Ataque) e Jason Segel (How I Met Your Mother). O longa alcançou 6,9 estrelas no IMDb.

Em Ligeiramente Grávidos (2007), Alison descobre estar grávida após um caso de uma noite — Foto: Reprodução/IMDb
Em Ligeiramente Grávidos (2007), Alison descobre estar grávida após um caso de uma noite — Foto: Reprodução/IMDb

7. O Diário de Bridget Jones (2001)

O Diário de Bridget Jones é um clássico das comédias românticas inglesas. Disponível no Amazon Prime Video, o filme conta a história de uma mulher de 32 anos que está insatisfeita com seu trabalho, sua aparência, seu peso e com o fato de que não tem um namorado. No ano novo, Bridget decide retomar o controle da sua vida e começa a escrever um diário extremamente sincero. Para deixar as páginas ainda mais agitadas, Daniel, seu chefe, começa a se interessar por ela, mas, ao mesmo tempo, um velho conhecido volta a fazer parte da sua vida.

Bem recebido pelo público e pela crítica, O Diário de Bridget Jones tem 79% de aprovação da crítica e 81% do público do Rotten Tomatoes. No IMDb, o filme alcançou 6,8 estrelas. O elenco é composto por Renée Zellweger (Chicago) no papel de Bridget Jones, Colin Firth (O Discurso do Rei) como Mark e Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill) interpretando Daniel.

O Diário de Bridget Jones (2001) é um clássico filme de comédia romântica dos anos 2000 — Foto: Reprodução/IMDb
O Diário de Bridget Jones (2001) é um clássico filme de comédia romântica dos anos 2000 — Foto: Reprodução/IMDb

Quando seu visto de trabalho nos Estados Unidos expira e ela corre risco de deportação, a canadense Margaret Taste cria um esquema para não ser deportada: ela planeja se casar com seu assistente Andrew Paxton, que há anos explora. Esta é a trama de A Proposta (2009), filme disponível no Disney+. Andrew concorda com a fraude desde que Margaret ofereça uma promoção. Agora, eles têm uma semana para conviver como um casal e provar para a agente da imigração que estão juntos. Nesse meio tempo, eles viajam para o aniversário de 90 anos da avó de Andrew e Margaret conhece um pouco mais das dinâmicas e tensões familiares.

Protagonizado por Sandra Bullock (Gravidade) no papel de Margaret e Ryan Reynolds (Deadpool) como Andrew, o elenco do filme também é composto por Mary Steenburgen (Última Viagem a Vegas), Craig T. Nelson (Coach) e Betty White (Super Gatas). Apesar da boa recepção do público, 6,8 estrelas no IMDb e 68% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, A Proposta não foi bem recebido pela crítica e alcançou apenas 45% dos críticos do tomatômetro, mas é considerado um clássico do gênero.

Em A Proposta (2009), uma chefe em risco de deportação pede seu assistente em casamento — Foto: Reprodução/IMDb
Em A Proposta (2009), uma chefe em risco de deportação pede seu assistente em casamento — Foto: Reprodução/IMDb

9. Casamento Grego (2002)

Outra clássica comédia romântica digna de Sessão da Tarde, Casamento Grego é um filme que está disponível na Netflix e no Amazon Prime Video. Na trama, Toula é uma jovem de família tradicional grega, que, apesar de trabalhar no restaurante de seus pais, quer alcançar outras coisas em sua vida. Tendo que lidar com um pai superprotetor, Toula o convence de que precisa fazer aulas de computação na faculdade e começa a trabalhar na agência de viagens de sua tia. Lá, conhece o professor de inglês Ian Miller, por quem já tem uma queda. Quando sua família descobre o namoro secreto dos dois, o casal vai precisar lidar com a família grega e fazer com que o pai de Toula aceite o relacionamento com um não-grego.

Protagonizado por Nia Vardalos (Eu Odeio o Dia dos Namorados) como Toula e John Corbett (Escrito nas Estrelas) no papel de Ian, o elenco de Casamento Grego é estrelado também por Michael Constantine (A Maldição), Lainie Kazan (Zohan: O Agente Bom de Corte) e Andrea Martin (Hedwig: Rock, Amor e Traição). O longa alcançou nota 6,6 no IMDb e teve boa recepção no Rotten Tomatoes, com 76% de aprovação dos críticos e 73% do público.

Casamento Grego (2002) ganhou sequências depois do seu sucesso nos anos 2000 — Foto: Reprodução/IMDb
Casamento Grego (2002) ganhou sequências depois do seu sucesso nos anos 2000 — Foto: Reprodução/IMDb

10. Hitch, Conselheiro Amoroso (2005)

Disponível no Amazon Prime Video, o filme Hitch, Conselheiro Amoroso (2005) conta a história de Alex Hitchens. Conhecido em Nova Iorque como “doutor do amor”, ele ajuda anonimamente homens a conquistarem as mulheres dos seus sonhos com os seus conselhos. Quando começa a ajudar Albert Brennaman a seduzir uma socialite, Hitch conhece a colunista de fofoca Sara Melas, que acredita ser o seu par ideal. Agora, ele decide conquistá-la mesmo que isso possa ameaçar a sua própria identidade.

Estrelado por Will Smith (MIB: Homens de Preto) no papel de Hitch, o filme conta com Eva Mendes (O Lugar Onde Tudo Termina) interpretando Sara, Kevin James (Segurança de Shopping) como Albert e Amber Valletta (Gamer: Jogo Mortal) no papel de Allegra. Hitch, Conselheiro Amoroso tem uma boa aceitação entre o público e a crítica, com 62% e 68% de aprovação respectivamente no Rotten Tomatoes. No IMDb, o filme alcançou 6,6 estrelas.

Em Hitch (2005), um conselheiro amoroso anônimo se apaixona por uma colunista social — Foto: Reprodução/IMDb
Em Hitch (2005), um conselheiro amoroso anônimo se apaixona por uma colunista social — Foto: Reprodução/IMDb

11. O Diário da Princesa (2001)

Clássico estrelado por Anne Hathaway e disponível no Disney+, O Diário da Princesa conta a história da adolescente Mia Thermopolis. Considerada nerd, ela mora com sua mãe e um gato, e convive basicamente com a sua melhor amiga Lilly e o irmão dela. A vida de Mia vira de cabeça para baixo quando descobre que seu pai era príncipe de um pequeno país da Europa e que o cargo de princesa está à sua espera. Agora, a rainha, sua avó, começa a lhe dar aulas de etiqueta para que, no Baile do Dia da Independência de Genovia, Mia anuncie se quer ser uma adolescente comum ou se tornar a princesa de Genóvia.

Inspirado na série de livros de Meg Cabot e com um terceiro filme em produção, O Diário da Princesa recebeu 6,4 estrelas no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, o filme ganhou 68% de aprovação do público, enquanto a nota dos críticos foi mais baixa: 49%. O elenco do filme tem nomes famosos, como Julie Andrews (A Noviça Rebelde) no papel da rainha Clarisse, Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) como Mia, Hector Elizondo (Uma Linda Mulher) no papel de Joe e Heather Matarazzo (Bem-Vindo à Casa de Bonecas) como Lilly.

O Diário da Princesa (2001) conta a história da jovem que descobre ser uma princesa — Foto: Reprodução/IMDb
O Diário da Princesa (2001) conta a história da jovem que descobre ser uma princesa — Foto: Reprodução/IMDb

12. Do Que as Mulheres Gostam (2000)

Do Que As Mulheres Gostam (2000) é um dos longas da lista com o enredo mais inusitado. O filme, disponível no Amazon Prime Video e no Oldflix, tem sua trama centrada em Nick Marshall, um publicitário mulherengo que perde uma oportunidade de promoção para uma mulher. Quando um acidente acontece, ele ganha o poder de ouvir os pensamentos das mulheres. Ao perceber que pode transformar a nova habilidade em uma vantagem, Nick, um cara machista, começa a se colocar no lugar das mulheres para criar boas campanhas no trabalho e, ao mesmo tempo, para bajular a sua nova chefe.

Estrelado por Mel Gibson no papel de Nick, Do Que As Mulheres Gostam tem no elenco também Helen Hunt (Twister) como Darcy, Marisa Tomei (Meu Primo Vinny) no papel de Lola e Alan Alda (História de um Casamento) como Dan. Do Que as Mulheres Gostam tem 6,5 estrelas no IMDb, mas recebeu notas medianas no Rotten Tomatoes: 54% de aprovação tanto do público quanto da crítica.

Do Que As Mulheres Gostam (2000) mostra a reviravolta na vida de um publicitário quando ele começa a ouvir os pensamentos de mulheres — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video
Do Que As Mulheres Gostam (2000) mostra a reviravolta na vida de um publicitário quando ele começa a ouvir os pensamentos de mulheres — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video

🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

Rolar para cima