Como está a atriz de Tainá hoje em dia? Veja por onde anda Eunice Baía

Dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, o filme brasileiro Tainá – Uma Aventura na Amazônia está sendo redescoberto por uma nova geração de fãs. Em uma celebração do cinema brasileiro, a Netflix adicionou o longa e suas sequências a seu catálogo no 22 de abril — e ele já garantiu uma posição cativa no Top 10 do streaming.

A trama conta a história de uma jovem indígena órfã que vive próximo ao Rio Negro, na Amazônia, e descobre muito sobre as lendas e histórias de seu povo. Entre os elementos que ajudaram o longa a se mante relevante até hoje está a atuação de Eunice Baía, que participou do projeto quando só tinha 8 anos de idade.

Por onde anda Eunice Baína, que estrelou o filme Tainá?

Parte do povo Baré, Eunice nasceu no Pará, onde morou até os sete anos de idade. Para participar de Tainá – Uma Aventura na Amazônia, ela passou por uma seleção envolvendo mais de 3 mil crianças de todo o Brasil. A experiência mudou para sempre sua vida, fazendo com que ela se mudasse para a cidade de São Paulo.

Confira outros detalhes sobre a vida da atriz:

  • Participou da sequência Tayná 2 – A Aventura Continua, de 2004;
  • Também apareceu em Sítio do Picapau Amarelo como Maíra, em 2002;
  • Interpretou Ayani em Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, em 2007;
  • Seu papel mais recente no cinema foi Trovão sem Chuva, de 2021;
  • Apesar de ter começado sua carreira como atriz, atualmente se dedica à carreira de artista visual e coordena o figurino do Balé da Cidade de São Paulo;
  • É a criadora da marca Oka, dedicada a obras indígenas;
  • É a mãe de Aruã e Antonio e Ayara.

Apesar de ter saído dos holofotes desde a época em que estrelou Tayná, Eunice é uma figura ativa nas redes sociais. No Instagram, ela possui mais de 153 mil seguidores e faz publicações sobre seu trabalho, família e algumas das dificuldades que possuí ao ser mãe solo de três filhos pequenos.

No começo de abril, ela usou seu perfil na rede para fazer um desabafo sobre sua situação atual. “Só quem vive a solidão do terceiro trimestre de uma gravidez sabe da dor que se sente. São dias com dores, cansada, tendo que pensar, e cuidar e comprar, tudo que uma bebê precisará, tendo que cuidar de um pré-adolescente e de um bebê de 2 anos”, afirmou.

Atriz celebra o sucesso contínuo de seu trabalho

Apesar de ter se afastado do mundo da atuação com o passar dos anos, Eunice permanece orgulhosa do trabalho que fez no passado. No dia 22 de abril, ela celebrou a chegada da trilogia de filmes Tayná à Netflix, explicando ao público que a personagem surgiu no live action antes de virar uma animação.

“Atenção, pequenos guardiões! Hoje, 22 de abril, é um dia mágico! Tainá está de volta com a trilogia completa na Netflix”, publicou ela no Instagram. O longa mais recente da série é A Origem, de 2013 — dirigido por Rosane Svartman, ele traz a jovem Wiranu Tembé no papel da protagonista.

Apesar de morar atualmente em São Paulo, Eunice não se esqueceu de suas raízes e voltou no final de 2024 para a Vila do Conde, no município de Barcarena (Pará). Nas redes sociais, ela celebrou a força de suas raízes, além de demonstrar o quanto é importante que seus filhos compartilhem de sua história.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!


Rolar para cima