Da superfície da Terra, é possível ver alguns planetas a olho nu. Com a ajuda de um telescópio ou binóculos, dá até para observar os anéis do gigante gasoso Saturno. Mas você já parou para imaginar como seria observar esses corpos celestes a partir de outros planetas?
Curiosamente, a Terra não é exatamente o melhor lugar do Sistema Solar para observar os demais planetas. Se fosse possível viajar para as luas de Saturno, Urano, Marte ou Netuno, você poderia observar esses planetas bem de perto — assim como os astronautas enxergaram a Terra ao chegarem à Lua pela primeira vez.
Contudo, esses lugares não são ideais para quem deseja observar os outros planetas do Sistema Solar. Nesse caso, o melhor lugar para você estar é na superfície de alguns planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra.
Veja quais são os melhores objetos celestes para observar outros planetas:
- Mercúrio: melhor visão de Vênus, que aparece com brilho extremo (magnitude −7,7) e é ideal para observação interplanetária;
- Vênus: ótima visão da Terra (até 6 vezes mais brilhante do que Vênus visto da Terra) e melhor visibilidade de Mercúrio;
- Marte: boa vista da Terra, que aparece como o 5º objeto mais brilhante no céu e também permite ver a Lua da Terra como um pequeno ponto;
- Terra: boas condições para observar Vênus, Marte, Júpiter e Saturno a olho nu e, com telescópios, é possível ver até os anéis de Saturno;
- Luas de Júpiter (Ganimedes, Calisto): excelente vista do próprio Júpiter, seus anéis e luas, mas péssima visibilidade dos planetas internos, como Terra, Vênus e Marte;
- Luas de Saturno: visão incrível de Saturno e seus anéis, mas os demais planetas aparecem fracos e distantes — Júpiter ainda pode ser visto com alguma dificuldade.
Paisagens interplanetárias
Apesar de oferecerem paisagens interplanetárias impressionantes, é pouco provável que a humanidade atual consiga observá-las de perto. Ainda não temos tecnologia para viagens espaciais tão longas, nem formas seguras de preservar a saúde dos astronautas durante o percurso.
Mesmo com a ambição e esperança de Elon Musk, CEO da SpaceX, o bilionário já adiou a missão para Marte algumas vezes — esse talvez seja o único desses planetas que poderemos visitar nas próximas décadas. Ou seja, vamos nos contentar com a visão que a Terra oferece para observar outros planetas, estrelas e corpos celestes.
“Vista de outro planeta do Sistema Solar, a Terra pareceria brilhante e azulada. O mais fácil de enxergar com um telescópio potente seriam suas características atmosféricas, principalmente os padrões de nuvens brancas em espiral das tempestades tropicais e de latitudes médias, distribuídas em faixas aproximadamente paralelas à linha do equador”, a enciclopédia Britannica descreve.
Planetas rochosos maiores que a Terra, mas menores que Netuno, são comuns em outros sistemas estelares, pois esses mundos podem ter atmosferas densas, oceanos profundos ou até superfícies completamente diferentes. Quer saber mais? Entenda o que aconteceria se o Sistema Solar tivesse um planeta tipo Super Terra. Até a próxima!