AMD Radeon RX 9060 XT tem suposta lista de especificaes vazada

Aguardada como a nova placa de vídeo de entrada da AMD, a Radeon RX 9060 XT teve as principais especificações técnicas apontadas pelo site VideoCardz. Caso as informações estejam corretas, a novidade deve seguir os passos da antecessora ao ser oferecida em duas configurações de memória, além de apostar principalmente na arquitetura RDNA 4 e em clocks bem mais altos para entregar ganhos de desempenho.









Tech
11 Abr




Linha AMD Ryzen 8000HX






Lanamentos
10 Abr


De acordo com o site, a RX 9060 XT virá equipado com o chip Navi 44, munido de 2.048 Stream Processors (núcleos), mesma quantidade vista na GPU Navi 33 da Radeon RX 7600 XT — um indício forte de que o time vermelho apostará nos ganhos de arquitetura para entregar mais desempenho.

Outro ponto a trazer melhorias seriam as frequência de operação, com velocidades significativamente mais altas, atingindo Game Clock (a frequência durante a reprodução de jogos) de 2.620 MHz e Boost Clock (a velocidade máxima) de 3.230 MHz. Em comparação, a RX 7600 XT possui Game Clock de 2.470 MHz e Boost Clock de 2.755 MHz.

Assim como a geração passada, e a igualmente aguardada rival NVIDIA GeForce RTX 5060 Ti, a RX 9060 XT seria oferecida em versões com 8 GB e 16 GB de VRAM, mas seguindo no padrão antigo GDDR6 com interface de 128-bit. Felizmente, veríamos um aumento na velocidade de 18 Gbps para 20 Gbps, garantindo assim um salto modesto na largura de banda, que vai de 288 GB/s para 320 GB/s.

Um dos aspectos mais interessantes estaria no consumo: a novidade exigiria uma fonte com no mínimo 500 W de potência, com certos modelos customizados por fabricantes parceiras (AIBs) elevando essa recomendação para 550 W. O número é bem-vindo ao considerarmos que a RX 7600 XT exigia fontes de ao menos 600 W, e destaca um possível ganho na eficiência energética.

Para completar, a placa de entrada contaria com apenas três portas de vídeo, em vez das quatro presentes nas mais robustas RX 9070, sendo limitações no chip Navi 44 as possíveis culpadas. O VideoCardz não chega a mencionar o nível de desempenho, mas é plausível esperar por algo em torno de 15% a 20% diante dessa ficha técnica, com avanços mais significativos em Ray Tracing, uma das maiores novidades da arquitetura RDNA 4.

A questão mais crítica deve ser o preço, que segue desconhecido. Com sorte, a AMD deve seguir a postura agressiva adotada pela RX 9070 XT para atrair mais público, o que é bastante possível levando em conta a promessa da marca de focar no segmento mainstream, onde encontram-se as GPUs mais acessíveis.

Também não há detalhes sobre o lançamento, mas o portal sugere que as AIBs esperam um anúncio formal durante a Computex 2025, marcada para começar em 19 de maio. Certamente novas informações, incluindo mais especificações e o possível nível de performance, devem ser vazadas até lá.


Rolar para cima