YouTube Shorts está aprimorando seu editor para enfrentar o TikTok e o CapCut

O YouTube Shorts sempre apresentou uma interface de usuário limpa e minimalista, o que o torna excelente para edições rápidas e diretas. No entanto, os criadores que procuram opções de edição mais avançadas podem achar que o aplicativo está devendo. O YouTube está resolvendo isso com uma nova atualização que apresenta ferramentas de edição aprimoradas e recursos de IA, aproximando-o da concorrência com aplicativos como TikTok, Instagram e CapCut.

Novas ferramentas de edição e recursos de IA no Shorts

Com essa atualização, o editor no aplicativo do YouTube Shorts está se tornando mais poderoso e fácil de usar. Os criadores agora poderão aplicar zoom, reposicionar clipes, adicionar faixas de música e aplicar texto cronometrado com maior precisão. Além disso, um recurso de visualização em tempo real permitirá que os usuários verifiquem suas edições com mais eficiência.

Para aqueles que preferem usar modelos/templates, o YouTube está expandindo esse recurso, permitindo que os usuários insiram fotos de suas galerias. Além disso, os modelos agora darão crédito ao criador original, e uma próxima atualização introduzirá efeitos visuais para modelos.

Outra melhoria significativa é o recurso de sincronização automática de clipe com música, que simplifica um processo que antes consumia muito tempo no editor de vídeo atual. No entanto, a edição de áudio em várias camadas, um recurso fundamental no TikTok e em outros aplicativos de vídeo, ainda não foi confirmada.

Os usuários podem gerar adesivos de IA ou inseri-los na galeria. / © YouTube

O Shorts também está recebendo novas opções de adesivos. Os usuários poderão adicionar adesivos de sua galeria ou gerar adesivos com tecnologia de IA usando instruções de texto simples. Espera-se que os dois aprimoramentos de adesivos sejam lançados na atualização de primavera, aproximando o Shorts da funcionalidade de adesivos do TikTok.

Uma alternativa mais capaz aos apps rivais?

De modo geral, essas atualizações tornam o editor do YouTube Shorts uma ferramenta mais versátil, reduzindo potencialmente a necessidade de aplicativos de terceiros, como o CapCut. O melhor de tudo é que esses recursos permanecem totalmente gratuitos, dando ao YouTube uma vantagem sobre algumas plataformas concorrentes.

Essa atualização também chega em um momento em que o TikTok enfrenta um futuro incerto nos EUA, com uma possível proibição se nenhum novo comprador ou acordo for alcançado até 5 de abril. O YouTube parece estar posicionando o Shorts como uma alternativa forte para criadores de vídeos curtos.

Esses novos recursos do editor de vídeo do Shorts o tornariam um aplicativo de vídeo curto autônomo melhor? Que outros recursos vocês gostariam de ver? Deixe sua opinião nos comentários!

Rolar para cima