Resumo
- YouTube pode implementar um limitador de tempo para o Shorts, que pausaria a rolagem de vídeos após certo tempo.
- A função permitiria ao usuário configurar o tempo de uso, como forma de conter a rolagem infinita.
- O recurso foi identificado em linhas de código do app e indica que o Google está testando a função, que pode ser descartada.
Vídeos curtos são contraditórios, pois, se de um lado duram poucos segundos ou minutos, do outro, são apresentados de modo a fazer o usuário ver vários vídeos na sequência, fazendo a pessoa ficar bastante tempo diante do celular. Para evitar esse “vício”, o YouTube pode implementar um limitador de Shorts.
O YouTube Shorts é a resposta do Google para o TikTok e o Instagram Reels, como você deve saber. Todos esses serviços exibem vídeos curtos na vertical e seguem um método de “rolagem infinita”, no qual o usuário pode pular de um conteúdo para o outro com um simples toque na tela ou de modo automático.
Independentemente da plataforma, essa abordagem é perigosa, pois pode deixar a pessoa “viciada” em vídeos curtos, a ponto de ela ter distrações frequentes, dificuldade de concentração ou demorar a pegar no sono à noite, por exemplo.
Para lidar com esse problema, muita gente se esforça para reduzir o tempo de uso do celular ou simplesmente desinstala o aplicativo problemático. Mas o YouTube pode oferecer uma solução menos drástica.
Controle de tempo no YouTube Shorts
Ao analisar o arquivo APK da versão 20.15.32 beta do aplicativo do YouTube para Android, o Android Authority encontrou linhas de código (vistas a seguir) que indicam que o Google está testando um limitador de tempo na execução de Shorts, com aplicação diária.
<code><string name="shorts_time_picker_bottom_sheet_title">Pause scrolling after</string>
<string name="shorts_daily_timer_setting_summary">{number_of_hours, plural, offset:1 =0 {Scrolling is paused after {number_of_minutes} minutes
but you may still see individual Shorts} =1 {Scrolling is paused after {number_of_hours} hour but
you may still see individual Shorts} other {Scrolling is paused after {number_of_hours} hours
but you may still see individual Shorts} }</string></code>
Aparentemente, trata-se de um controle que interrompe a reprodução de Shorts após vídeos serem reproduzidos de modo sequencial após determinado período de tempo.
O usuário até conseguirá acessar vídeos de Shorts após o limitador entrar em ação, como aqueles que aparecem na tela inicial do YouTube. Mas só se acessar cada um deles individualmente, sugere o código. Nesse sentido, a ideia seria apenas a de paralisar a rolagem infinita de conteúdo.
O código indica ainda que o número de minutos que ativa o limitador poderá ser configurado pelo usuário. Não ficou claro, porém, se esse controle poderá ser ignorado, talvez por meio de um botão de “pular”.
Mas note que esse é um recurso em teste restrito. Não há nenhuma previsão de quando o limitador será lançado, até porque o YouTube não soltou nenhum comunicado a respeito até o momento. Pode até acontecer de o Google simplesmente desistir da ideia. Fiquemos de olho.