Hoje, 4 de abril, a Microsoft completa 50 anos desde sua criação em 1975 por uma conhecida figura do mundo da tecnologia: Bill Gates. Para celebrar o aniversário de meio século da empresa, diversos designers foram convidados para criar wallpapers especiais para o Windows.
Há pelo menos quatro novos wallpapers disponíveis para Windows e claro, outros sistemas operacionais. Um dos mais emblemáticos é de tulipas amarelas da artista Makhmudova, que buscou inspiração na fotografia das flores de mesmo nome utilizadas durante a era de ouro do saudoso Windows XP.
Além das tulipas, há o wallpaper principal com o logotipo do Windows em um formato estilizado. Esse papel de parede passa por diversas eras do sistema operacional e é mais descolado, com direito a logotipos icônicos, como os do Internet Explorer, a lupinha de pesquisa, emojis e um disquete.
Talvez um dos papéis de parede mais legais da comemoração da Microsoft é do Solitaire, ou melhor, do Paciência, o clássico jogo de cartas. Essa arte também foi desenvolvida pela artista Makhmudovae e remete não somente ao game de cartas, como também busca inspiração do Pinball 3D que marcou uma geração.
Todos os downloads devem ser feitos diretamente pelo site oficial da Microsoft para manter a qualidade das imagens.
50 anos de uma gigante
A Microsoft foi oficialmente fundada pelos amigos Bill Gates e Paul Allen em 4 de abril de 1975. O primeiro grande projeto da empresa foi um recurso para linguagem de programação BASIC, voltada ao computador Altair 8800, mas a ambição do grupo é que em todos os computadores do mundo houvesse o software da Microsoft.
Tempos depois, em 1985, a já conhecida marca lançou o seu maior produto até então, o Windows. Inicialmente, o Windows era um tipo de interface gráfica que rodava sob o sistema MS-DOS, e não foi tão bem aceito, até que a empresa continuou investindo no sistema e teve sua grande vitória na década seguinte, com o Windows 95.
De lá para cá foram muitas versões do sistema operacional, e algumas marcaram história na indústria e na vida dos usuários. Os modelos Windows XP e Windows Vista, apesar das limitações, foram essenciais para a democratização no uso dos computadores, visto que facilitavam o manuseio em máquinas até então pouco exploradas pelos consumidores.
Nas últimas duas décadas a Microsoft teve um crescimento exponencial, e é dona de subsidiárias gigantescas, como a Xbox e seus jogos e consoles marcantes, e a Azure, um poderoso serviço de nuvem, além de ser uma das principais competidoras no segmento da inteligência artificial.
Para saber mais informações sobre a Microsoft e as novidades do Windows, basta ficar conectado no site do TecMundo. Aliás, aquela famosa “tela azul da morte” do Windows pode mudar de cor muito em breve.