Após liberar a customização de cores e temas no WhatsApp, a Meta deve apostar na Meta AI para aprimorar a personalização do mensageiro. Segundo informações do site especializado WABetaInfo, o aplicativo deve ganhar um novo recurso que permitirá criar imagens diretamente na seção de papéis de parede.
O site identificou a ferramenta inicialmente na versão beta 2.25.15.7, do Android e, mais recentemente, na beta para iPhone/iOS (versão 25.15.10.70, via TestFlight), o que sugere que a novidade chegará aos dois sistemas. Ainda que já seja possível usar qualquer imagem gerada por IA como papel de parede, o WhatsApp simplifica o processo ao integrar o recurso diretamente à personalização do app.
Como deve funcionar a geração de wallpapers no WhatsApp?
Segundo os testadores, o processo de geração é intuitivo. Ao acessar a opção de trocar o papel de parede, em uma conversa ou nas configurações gerais, uma nova opção, chamada “Criar com IA”, está disponível. Nela, o usuário descreve a imagem desejada e recebe a ilustração. Por exemplo, “uma lhama flutuando em um balão de ar quente com o logo do WhatsApp”.


Primeiramente, a Meta AI processará o pedido e apresentará diversas imagens baseadas na descrição fornecida. Em seguida, nas versões de teste, os resultados são exibidos em uma interface rolável, com pré-visualização disponível. Caso nenhuma das sugestões seja satisfatória, é possível solicitar um novo lote de imagens ou modificar o comando de texto original para refinar a busca.
Assim como já acontece com os papéis de parede comuns, escolhidos na galeria do smartphone, os usuários poderão gerar wallpapers para todos os chats ou customizá-los individualmente para cada conversa.
Quando o recurso estará disponível?
Atualmente, é possível gerar imagens utilizando a Meta AI integrada ao WhatsApp, mas a criação de papéis de parede por IA continua em desenvolvimento. Ainda não há uma data oficial para lançamento e o recurso não está liberado nem mesmo para os participantes do programa beta. A Meta deve disponibilizar a funcionalidade em uma futura atualização do aplicativo, tanto para Android quanto para iOS.
Com informações do WABetaInfo