WhatsApp passa a notificar usuário de celular roubado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou oficialmente, na noite desta segunda-feira, 7, o início da funcionalidade de notificações via WhatsApp (Android, iOS) a usuários de celular roubado, furtado ou perdido, com base nos registros na plataforma Celular Seguro. É preciso estar atento ao perfil verificado, que terão os números 2025-3003 ou 2025-3000.

A identificação dos números dos usuários se dá a partir do compartilhamento dos dados de novas linhas, assim que forem ativadas no aparelho com restrição. Segundo o órgão, a mensagem encaminhada vai orientar a pessoa que está em posse do smartphone a levá-lo a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação.

Já o cadastro do celular na base de dados do MJSP e a solicitação de alerta de perda, roubo ou furto é uma responsabilidade do proprietário do dispositivo, que deve fazer o devido registro no site ou aplicativo da plataforma Celular Seguro (saiba mais abaixo).

A intenção de encaminhar notificações aos usuários foi anunciada pelo ministério em junho do ano passado, ainda sem data específica para sair do papel. Em dezembro, quando a plataforma Celular Seguro completou um ano, o governo lançou o “Modo Recuperação”, que possibilita o bloqueio parcial do celular, ao contrário da única opção disponível até então, que é o bloqueio total a partir do IMEI (código de identificação individual de dispositivos).

Sendo assim, desde o final de 2024, as duas opções de bloqueio estão disponíveis: o bloqueio total, que inviabiliza o funcionamento do aparelho; e o Modo Recuperação, que impossibilita apenas o acesso à linha e aplicativos de bancos e instituições de pagamento parceiras do projeto.

Até meados de fevereiro, o número de proprietários cadastrados totalizava 2,4 milhões, e a plataforma já somava 4,3 mil solicitações de ativação do Modo Recuperação, de acordo com dados compartilhados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Já o total de alertas de bloqueio total passava de 100 mil.

Ao anunciar a funcionalidade de notificação nesta segunda, a Anatel apresenta a novidade como “novo modo recuperação”, que compreende o tipo de alerta que já estava disponível no sistema, agora vinculado à possibilidade de comunicar quem está com o aparelho.

Consulta de celular roubado no Celular Seguro

Segundo o MJSP, já está disponível no aplicativo Celular Seguro o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A ideia é que qualquer pessoa possa consultar se o celular que está comprando é roubado, furtado ou perdido. A busca é feita pelo número de IMEI, basta digitar o seguinte código como se fosse realizar uma ligação: *#06#.

Os testes do Cadastro foram anunciados pelo governo na última semana.

Celular Seguro

O programa Celular Seguro funciona a partir de uma integração entre um aplicativo instalado no celular e o cadastro na plataforma, que tem o gov.br como meio de acesso. O usuário pode solicitar os bloqueios, acessando por outro dispositivo ou ainda indicando uma pessoa de confiança que pode fazer a solicitação.

Os alertas para inviabilidade da linha são encaminhados às operadoras por meio da Anatel e aos bancos pela Febraban. Acesse aqui a lista de instituições de pagamento parceiras.

Imagem principal: ilustração gerada com IA pelo Mobile Time

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

Rolar para cima