A Visa anunciou a ampliação de seu portfólio global de serviços de valor agregado com o lançamento de dois novos produtos: o Checkout Unificado e o Hub de Risco ARIC, ambos com inteligência artificial. O objetivo da empresa é facilitar a aceitação de pagamentos e aprimorar a segurança em operações digitais.
Os novos serviços são voltados para credenciadores, facilitadores de pagamento e comerciantes, centralizando e simplificando processos, além de aumentar as taxas de conversão no comércio eletrônico e reduzir prejuízos causados por fraudes. Os recursos são oferecidos em um modelo de sistema aberto, compatível com múltiplas redes e formatos de pagamento.
O Checkout Unificado permite a comerciantes aceitar mais de 25 tipos de cartões e formas de pagamento alternativas com apenas uma implementação. O serviço inclui gerenciamento de autenticação, tokenização e ferramentas contra fraudes, podendo ser ativado em poucas horas. Inicialmente, estará disponível nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, com testes-piloto em outros mercados a partir do terceiro trimestre.
Já o Hub de Risco ARIC oferece uma abordagem baseada em IA para o combate a fraudes e crimes financeiros. A função utiliza análise adaptativa de comportamento, e é capaz de identificar em tempo real atividades suspeitas, aprimorando a detecção e prevenindo perdas. Instituições financeiras que já adotaram a plataforma relataram melhorias significativas, como um aumento de 20% na detecção de fraudes em crédito.