A TV conectada atingiu 64% da população digital no Brasil. Esse avanço da tecnologia é mostrado pelos dados da terceira onda do estudo personalizado da Comscore sobre o consumo dessa categoria de dispositivos no país. O levantamento é fruto de uma parceria com patrocinadores PlutoTV, NetflixAds, Roku e TelevisaUnivision, Samsung Ads, Showheroes, SBT, PuzzledAds e Mediastream.
Em geral, esse estudo mostra um crescimento consistente no número de espectadores e no impacto da publicidade digital. Nesse sentido, essa modalidade atingiu uma penetração de 59% em 2024 na América Latina. Os 64% dos consumidores com acesso à CTV correspondem a 131 milhões de visitantes únicos em dezembro do ano passado.
Economia e mercado
08 Abr
Curiosidade
01 Abr
De acordo com o levantamento, mais da metade dos adultos entre 25 e 44 anos assistem TV conectada. Outro dado relevante é que 97% dos lares com CTV possuem Smart TVs, responsáveis por 61% do consumo de conteúdo. Além disso, vale destacar que 13% dos consumidores de CTV no Brasil acessaram o conteúdo por meio de dispositivos de streaming, enquanto os demais:
- Set-up boxes (9%)
- Consoles de videogame (8%)
Ingrid Veronesi, country manager da Comscore para o Brasil, falou sobre o uso da plataforma para anunciantes no Brasil:
A TV Conectada é uma plataforma que continua a crescer e a transformar a maneira como os brasileiros consomem conteúdo. O impacto para anunciantes é evidente, com altos índices de engajamento e uma audiência que cada vez mais se conecta por meio de diversos dispositivos. Observamos uma mudança significativa no comportamento do consumidor, e é essencial que as marcas se adaptem a essas novas preferências para se conectar de maneira relevante com o público.
Em relação ao comportamento e preferências dos brasileiros, o estudo mostrou que 93% dos entrevistados assistem filmes, 88% assistem séries de TV, 63% optam por esportes, 65% acessam noticiários. Quanto aos esportes, o futebol ficou com a liderança, alcançando uma audiência de 96% entre os que assistem eventos da categoria.
Outro ponto que se destaca é a preferência por conteúdos dublados, em que 58% dos usuários optam por filmes e séries dublados em PT-BR, 47% por legendas no idioma nativo e 23% preferindo legendas no idioma original.
Modelos de assinatura e impacto nas marcas
Vale citar também que os lares brasileiros CTV possuem 8,2 serviços de streaming, sendo 4,6 e 3,6 gratuitos. Além disso, 50% dos brasileiros não veem problema em assistir publicidade em troca de acesso a conteúdo de qualidade. Do mesmo modo, 50% se mostraram interessados em modelos de assinatura mensal ou anual.
Os principais motivos que impulsionam a assinatura de serviços de streaming são acesso a filmes (75%) e séries originais exclusivas (65%). Por fim, relembre o estudo sobre a operação de um sistema de vigilância de usuários por Streaming e CTV para gerar anúncios e outra pesquisa sobre o consumo de TV Conectada pelos brasileiros.