tempo de carregamento não será mais um problema

Rede para troca de baterias será construída pela parceria entre a fabricante de carros elétricos NIO e a fabricante líder de baterias CATL

Empresas vão adotar padrões únicos para compartilhamento de baterias (Imagem: Nio/Divulgação)

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O carregamento de veículos elétricos ainda é um impeditivo para alavancar o setor. Muita gente desiste de aposentar um carro com motor a combustão por causa da comodidade — não tem nada dessa história de plugar e esperar carregar. 

Foi pensando em mudar isso que a fabricante de carros elétricos NIO e a fabricante líder de baterias CATL firmaram uma parceria para construir a maior rede de troca de baterias do mundo. Na prática, o plano vai expandir as estações que já funcionam em algumas partes do mundo.

A primeira “Power Swap Station” foi inaugurada pela NIO em 2018 na cidade de Shenzhen até se tornar a maior rede na China, presente em 700 cidade; de lá pra cá, a empresa também abriu mais 4.000 unidades fora do país asiático, com destaque para Alemanha, França, Itália, Holanda e Escandinávia, além dos Emirados Árabes Unidos.

Troca de bateria é feita em poucos minutos no módulo projetado pela NIO (Imagem: Nio/Divulgação)

Os motoristas simplesmente sobem na plataforma, e um sistema automatizado remove a bateria usada de baixo. O processo demora alguns minutos e também pode incluir um “check-up” dos sistemas do veículo.

“A NIO manteve uma abordagem aberta em áreas como rede de carregamento e troca e gerenciamento de ativos de bateria, visando levar a solução ‘Carregável, Trocável, Atualizável’ para uma base de usuários mais ampla e acelerar a transição da indústria automotiva para o desenvolvimento verde e de baixo carbono”, disse William Li, fundador, presidente e CEO da NIO.

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Investimento da CATL será de cerca de US$ 346 milhões na NIO (Imagem: Nio/Divulgação)

O que prevê a parceria?

  • Ambas as empresas vão criar a “maior e mais avançada rede de serviços de troca de baterias para veículos de passageiros”;
  • As duas partes vão adotar padrões unificados de baterias para aprimorar a compatibilidade entre várias marcas e modelos;
  • Novos veículos da submarca Firefly da NIO serão compatíveis com a rede da CATL, que lançou seu próprio ecossistema Choco-Swap no ano passado;
  • Objetivo também é estabelecer gerenciamento de ativos e reutilização e reciclagem de materiais, ajudando a reduzir custos e melhorar a eficiência.

“Isso permitirá que cada bateria ofereça maior valor ao longo de seu ciclo de vida e nos permitirá fornecer aos usuários globais soluções de mobilidade elétrica mais seguras, eficientes e sustentáveis”, afirmou Robin Zeng, fundador, presidente e gerente geral da CATL.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


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