Tarifas de Trump iro prejudicar a indstria de videogames, diz associao dos EUA

A associação americana Entertainment Software Association (ESA), que representa a indústria de videogames, alertou que as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump terão impacto real e prejudicial ao segmento.

Ao longo das últimas semanas, Trump impôs tarifas a diversos países, inclusive a China, que produz diversos produtos tecnológicos. Na última quarta-feira (02), colocou taxa de 10% em todas as importações, enquanto países como Japão e Vietnã foram taxados com valores ainda maiores em 46% e 24%, respectivamente.

A vice-presidente da ESA, Aubrey Quinn, em discussão com Stephen Totilo para a sua newsletter Game File, disse que hardwares, inclusive consoles, podem sofrer severamente com as tarifas de Trump, já que peças são fornecidas de diversos países.

Qualquer produto que um consumidor compre provavelmente estará sujeito a muitas das tarifas anunciadas, todas elas agravadas umas sobre as outras.”

Quinn também sugere que a situação poderá pior com a possibilidade dos países afetados pelas tarifas respondam com outras taxas sobre os Estados Unidos. Ela faz um alerta e diz acreditar que o ocorreu nesta semana não é o final da história, não para os Estados Unidos.

Quando perguntada se a ESA deveria considerar a sugestão de Trump para mais bens serem fabricados nos Estados Unidos, Quinn respondeu que uma mudança deste porte ao processo não poderia ser feita instantaneamente e nem por extravagância.

Acho que cada companhia, cada indústria, a indústria de videogames incluída, precisa pensar no que é melhor para os consumidores, negócios e funcionários. As cadeias de suprimentos são complicadas e, certamente, as cadeias de suprimentos não mudam da noite para o dia. Tudo o que é considerado ou decidido não pode ser uma reviravolta rápida e não pode ser uma reação impulsiva a nenhum anúncio em particular.”

O analista e fundador da Kantan Games, Serkan Toto, também disse acreditar que o preço do Switch 2 considera as taxas de Trump. Segundo ele, a Nintendo decidiu criar uma proteção caso as tarifas causem um impacto maior do que o esperado à cadeia de suprimentos.


Rolar para cima