A SAP abriu nesta terça-feira, 8, uma nova edição do Innoweeks, seu programa de desenvolvimento de soluções para problemas reais de negócios em parceria com seus clientes. Três empresas brasileiras foram escolhidas para participar: a produtora de grãos SLC Agrícola, a gestora de projetos Timenow e a fabricante de motores elétricos Weg. Também participam a produtora de vinhos chilena Concha y Toro e a varejista de esportes mexicana Innova Sport.
O evento é realizado no laboratório de inovação da companhia na América Latina, o SAP Labs Latin America, localizado em São Leopoldo/RS.
Durante cinco semanas, representantes das empresas selecionadas atuam em conjunto com equipes de cerca de 15 funcionários da SAP para desenvolverem em conjunto protótipos para solucionar alguma dor em suas operações.
“É uma cocriação de soluções para problemas reais de negócios”, resume Dennison John, presidente do SAP Labs Latin America.
A Weg, por exemplo, quer desenvolver uma solução que ajude a sua força de vendas a verificar a possibilidade técnica de entregar um equipamento personalizado para o cliente a partir de peças já existentes em estoque. Hoje, muitos pedidos acabam indo para a linha de produção para serem fabricados sob medida, o que leva muito tempo para a entrega, quando na verdade poderiam ter sido montados mais rapidamente usando uma combinação do que já está disponível.
A SLC Agrícola procura uma solução para otimizar o processo de pesagem e a Timenow quer aprimorar sua gestão de documentos de contratos. A Innova Sport quer melhorar seus processos de vendas em canais físicos e digitais. E a Concha y Toro busca melhorias na área de logística.
Ao fim do Innoweeks, as soluções são avaliadas por um júri técnico e as melhores são premiadas.
Liverpool
Já foram realizadas dez edições do evento, pelas quais passaram 50 empresas de 19 setores diferentes.
Na edição de 2023, a varejista mexicana Liverpool desenvolveu durante o Innoweeks uma solução de etiquetas digitais inteligentes, com gestão centralizada, para substituir a troca manual de etiquetas em papel em suas lojas. A mesma solução incluía uma experiência “phygital” para o consumidor na loja: ele poderia escanear os produtos que deseja comprar através de um app em seu smartphone ou com um scanner fornecido pela Liverpool e receber na tela ofertas personalizadas. A solução está em fase de testes e implementação em etapas pela cadeia de lojas.
SAP Labs Latin America
A SAP tem 19 laboratórios de inovação no mundo. O de São Leopoldo funciona dentro da universidade Unisinos e conta com mais de 2 mil colaboradores. Criado em 2006, a unidade já registrou 33 patentes. Há apenas mais um laboratório na América Latina, localizado em Monterrey, no México.
Imagem no alto: SAP Labs Latin America, em São Leopoldo/RS (crédito: divulgação)
*O jornalista viajou a São Leopoldo/RS a convite da SAP