Resenha: Thunderbolts – Deu muito certo o filme cheio de gente errada* – Meio Bit

Thunderbolts não era para ter dado certo. É um Vingadores da Shopee, recheado de personagens de 3º ou 4º escalão, tudo gente ruim. O mais bonzinho ali mata mais do que bala de carabina, que veneno estricnina, que peixeira de baiano, mas mesmo assim funcional, é Marvel raiz, we are back, baby!

Uma dessas coisas não é igual às outras (Crédito: Marvel)

ALERTA: CHEIO DE SPOILERS!

A promessa:

Um grupo de mercenários é forçado a trabalhar juntos para deter um mal maior, em meio a uma conspiração governamental e uma ameaça meta-humana.

Na Prática:

Thunderbolts segue a filosofia de Walt Disney, que um filme é tão bom quanto seu vilão, e o filme tem dois vilões excelentes, ou sendo mais preciso, uma vilã e um antagonista. A vilã é a Condessa Valentina Allegra de Fontaine, brilhantemente interpretada pela Julia Louis-Dreyfus, a Elaine de Seinfeld, e é surpreendente como uma atriz tão boa em fazer gente rir faz tão bem uma megera malvadona, sem nem um traço da personagem que a deixou famoso estourando para você Deborah Bloch.

O antagonista é o Bob.

Bob. (Crédito: (Marvel)

O Bob é o Sentinela, que seria a resposta da Marvel ao Homelander, mas como o Sentinela é o de 2000 e The Boys de 2006, ele acabou sendo a resposta ao Super-Homem mesmo.

 

Quem é o Sentinela?

Robert “Bob” Reynolds é um sujeito complicado. Viciado em drogas, alcoólatra, com problemas psiquiátricos, e ao mesmo tempo é o alter ego do Sentinela, uma criatura com o poder de um milhão de sóis explodindo, imortal, super-forte, super-rápido, gênio científico, telepata poderosíssimo, capaz de gerar campos de força, gerar pulsos de energia e rearranjar matéria ao nível molecular. Num bom dia ele é capaz de vencer até o Batman. Lembra até o barco do Peter Griffin:

O Barco do Peter (Crédito: Fox)

Um personagem OP nesse nível deveria ser no mínimo chato, mas o Sentinela é o oposto. É um dos personagens mais complexos da Marvel, lidando com problemas reais. Ele é humano, é tridimensional, e sua origem e a história de sua origem é fascinante.

O Sentinela é casca-grossa. (Crédito: Marvel Comics)

Aparecendo em uma mini-série no ano 2000, Bob é um sujeito cheio de problemas, à beira de um divórcio, que tem sonhos esquisitos, onde é um super-herói extremamente popular, melhor amigo de Reed Richards, admirado por todos, salvando o mundo várias vezes, tendo participado de eventos primordiais da história do Universo Marvel.

A história é entremeada com capas de revistas da Era de Prata e da Era de Bronze, com o Sentinela participando de aventuras antigas. Agora o mais legal: Paul Jenkins e Rick Veitch, criadores do Sentinela, começaram a inserir textos em revistas da Marvel, como uma seção de cartas anunciando a morte de um artista das antigas (que nunca existiu). A Wizard, uma revista que era a Bíblia dos quadrinhos na época, publicou um artigo com uma história mirabolante: A viúva do tal artista havia encontrado caixas de material que mostravam que o sujeito, com Stan Lee, havia criado o Sentinela, lá nos anos 1970.

A farsa do Sentinela (Crédito: Reprodução Internet)

O grande mistério era que ninguém se lembrava dele, o mesmo gancho da história da minisérie.

Nela, o Sentinela tem que enfrentar o Vácuo, uma entidade maligna superpoderosa, que mata sem dó e nenhum herói da Terra é páreo para ele. No final, descobrem que o Vácuo é uma representação da insegurança e dos traumas de Bob, que decide que a única forma de salvar o mundo é fazer com que todo mundo esqueça que o Sentinela existiu, incluindo ele mesmo.

Muita gente ficou bolada com a Wizard ter publicado uma matéria totalmente falsa, para promover uma revista, mas foi uma sacada muito boa.

 

O Sentinela no MCU

Obviamente para o cinema tudo tem que ser simplificado, mas o Sentinela perdeu muito pouco. Ele é um experimento fracassado da Condessa Valentina Allegra de Fontaine, diretora da CIA e notória vilã. Dado como morto, ele aparece sem memória de seus poderes, e acaba manipulado por ela.

 

Os Thunderbolts*

Como dito lá em cima, são os Vingadores da Shopee, um bando de perdedores, fracassados, coadjuvantes, gente com um futuro brilhante pelas costas. Nós temos:

Yelena Belova – A nova Viúva Negra, que nunca será a Scarlett. Ela não tem o porte ou a personalidade da irmã. Yelena é amargurada, focada no trauma de perder a irmã duas vezes, perder a família falsa que nunca teve, e não ser boa o suficiente para ser uma heroína, nem malvada o suficiente para ser uma assassina particular.

John Walker – O sociopata que foi Capitão América por alguns minutos, até descobrirem que não era o soro de supersoldado que fazia o Capitão América, era o caráter de Steve Rogers. Walker queria muito ser o Capitão, mas não tinha a alma pura pra isso. Ele mata sem dó e esmigalhou a cabeça de um jovem militante na série do Soldado Invernal. Contratado por Valentina, ele agora é o Agente Americano.

Alexei Shostakov – O Guardião Vermelho. A resposta soviética ao Capitão América, Alexei é uma relíquia do passado. É a piada do Thor Gordo, mas ele sabe que é a piada, tenta manter a pose de grande herói, mas leva uma vida triste e solitária.

Ava Starr – Ghost – Ela ganhou seus poderes em um acidente de laboratório que matou seus pais. Cresceu criada por técnicos da SHIELD, vivendo em constante dor e medo de seus poderes de faseamento saírem de controle. Acabou se tornando uma vilã, ladra e espiã.

Bucky Barnes – O Soldado Invernal – sofrendo lavagem cerebral por parte da HYDRA, ele matou um monte de gente, incluindo os pais de Tony Stark. Atualmente ele tenta espiar seus pecados, mas a sombra de seu passado sempre pesa em sua vida. Mesmo assim ele é o mais funcional entre os Thunderbolts*

Antonia Dreykov  – Taskmaster – não vamos nos preocupar com a Taskmaster.

 

A Trama

Yelena está insatisfeita, e pede as contas para Valentina, que a convence a realizar uma última missão. Val está ao mesmo tempo preocupada com uma CPI que provavelmente vai resultar em seu impeachment, com boas chances de ver o sol nascer quadrado. Ela precisa limpar a casa, e rápido.

Chegando na base dos inimigos, Yelena procura o cientista que deve matar, ou coletar provas, algo assim, mas é surpreendida por John Walker, que ataca Yelena, mas Ghost aparece e ataca Walker. Do nada, Taskmaster surge para atacar não me lembro mais quem. Vira um embola-gato total, com todo mundo querendo matar todo mundo, até que percebem que todos trabalham para a Valentina, e foram mandados na mesma missão.

Nisso uma caixa se abre e dela sai… Bob. Antes que consigam extrair algo de útil dele, percebem que estão em uma imensa câmara incineraria, completa incluindo um timer pois não é armadilha de vilão se não tiver um contador para o mocinho saber quando escapar faltando uns 2 segundos.

Yelena, Ghost, Walker e… Bob escapam, afinal o filme não pode ter quinze minutos. Durante o processo, eles têm estranhas visões quando tocam Bob, revivendo momentos traumáticos. Toda a cena da fuga da base inimiga é um primor de construção de personagens e exposição, quem nunca viu nada com eles, consegue aprender o suficiente para entender as especificidades de cada um.

Valentina manda soldados para eliminar os agentes em fuga, Bob aparentemente se sacrifica, mas descobre que é invulnerável, apenas para desmaiar e ser capturado. Os outros três escapam para o deserto, sendo encontrados pelo Guardião Vermelho, que descobriu a trama para eliminá-los.

Mais soldados aparecem, Bucky aparece, desce a porrada em todo mundo, prende os Thunderbolts* apenas para ser convencido de que Valentina é do mal e que precisam resgatar Bob.

Quando chegam em Nova York (Valentina comprou a Stark Tower) confrontam a vilã, que chama seu novo capanga, Bob, agora com o uniforme de Sentinela.

Na luta mais curta e desequilibrada do Universo Marvel desde Tucão vs Galactus, os nossos (anti)heróis são totalmente polpificados, humilhados, derrotados, capachificados. Só que nisso o Sentinela foge do controle da Valentina, que é obrigada a mata-lo com um dispositivo secreto.

Exceto que um dos poderes dele é imortalidade. Com o trauma de mais uma vez ser traído, ele se torna uma versão negra e sombria de si mesmo, o Vácuo. Começa a desintegrar pessoas aleatoriamente, mas o destino delas é pior que esse.

Absorvidas pelo vácuo, as pessoas compartilham do trauma de Bob, cada uma presa em uma cela psíquica, revivendo o pior dia de suas vidas.

O Vácuo é uma metáfora perfeita para Depressão, Bob não é ruim, não é um vilão, é um homem perdido,  dotado de poder absoluto, que como todos sabemos corrompe absolutamente. Seu maior inimigo é ele mesmo.

Os Thunderbolts não derrotam o Vácuo, eles ajudam Bob a entender que não é uma questão de força, de antagonismo físico. A única forma de se livrar do Vácuo é preenchendo-o com sentimentos, pessoas, preocupações e responsabilidades legítimas.

O Guardião Vermelho (Crédito: Marvel)

 

Não é um roteiro bem basicão?

Sim, é um filme de herói tão básico que não tem nem skybeam, tudo se resolve na conversa, não na porrada, eles salvam o mundo de uma forma bem low profile. Thunderbolts* pode ser tudo, menos um filme épico. As (poucas) cenas de ação são mais centradas, mais localizadas.

E ainda bem que são assim.

O foco são os personagens, um bando de zé-ruelas desajustados, com vidas tristes e patéticas, parece que foram mordidos por um Peter Parker radioativo, mas durante o filme vemos esses personagens crescerem, ganharem propósito, melhorarem. É o santo graal dos bons filmes, desenvolvimento de personagem.

Eles juntos funcionam maravilhosamente bem, deixam de ser problemáticos isolados e viram uma família, bem no espírito dos Guardiões da Galáxia, quando Drax quase afetuosamente chama Gamora de “Rameira verde”.

 

 

Conclusão

O filme termina com Valentina tendo que engolir os Thunderbolts*, que são renomeados Novos Vingadores. Ela bancará a infra deles, pois do contrário revelarão ao mundo tudo que ela fez de errado.

É um raro filme onde o vilão escapa e ainda sai por cima, ela perdeu zero em termo de prestígio, o que é ótimo, é uma delícia a Julia Louis-Dreyfus como malvadona.

Nós terminamos querendo mais histórias desse povo errado das idéias, que são um bom intermediário entre os heróis mega-poderosos como Thor e Doutor Estranho, e os pés no chão como Demolidor e Jessica Jones.

Thunderbolts funciona não por ter super-heróis, mas por ter alma.

 

Tem cena pós-crédito?

Sim, duas. A primeira é o Red Guardian sendo zoado, normal. A segunda é importantíssima para o MCU, é a detecção de uma nave entrando na atmosfera terrestre, e é a nave do Quarteto Fantástico!

Trailer:

Cotação:

4,5 /5 Rivotrils

 

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