Com a atualização recente do ChatGPT para criação de imagens, uma nova febre tomou conta das redes sociais: a recriação de fotos a partir do estilo do estúdio japonês; veja mais detalhes A busca por prompts da trend do Studio Ghibli tomou conta de redes sociais como o X (antigo Twitter) nos últimos dias. O interesse surgiu por conta do ChatGPT, que teve uma atualização massiva no modelo de geração de imagens, o GTP-4o, no dia 25 de março. Desde então, diversos internautas vêm se divertindo na plataforma recriando fotos pessoais, de momentos históricos ou mesmo memes a partir do estilo da animação do estúdio japonês, responsável por longas como A Viagem de Chihiro (2001) e A Princesa Mononoke (1997).
O sucesso tem sido tanto que o chatbot tem tido problemas para lidar com a alta demanda os usuários. De acordo com Sam Altman, CEO da OpenIA, a procura foi tanta que eles precisaram limitar temporariamente a geração de imagens. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o assunto e algumas ideias de prompt para usar.
📱 Filtro do Studio Ghibli: como transformar fotos de graça com o CapCut
🤖 Studio Ghibli do ChatGPT não funciona? Entenda polêmica com imagens da IA
🍿 24 filmes do Studio Ghibli ranqueados do pior ao melhor, segundo a crítica
🔎Uso excessivo do ChatGPT pode aumentar solidão, aponta estudo da OpenAI
Airton Senna foi um dos que foram recriados pela IA
Reprodução/X
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Quais são os chatbots mais inteligentes para conversar com IA? Confira no Fórum do TechTudo
O que é a trend do Studio Ghibli?
Basicamente, a trend consiste em recriar fotos no ChatGPT, que agora tem um modelo de geração de imagens mais eficiente, utilizando a direção artística do estúdio japonês. As imagens, que viralizaram na Internet, retratam tanto usuários em momentos particulares quanto memes, personalidades famosas, momentos históricos, esportes, dentre outras possibilidades. Para gerar uma imagem em IA, basta entrar na plataforma, logar com a conta, adicionar a imagem desejada e enviar o prompt.
O Studio Ghibli tem um tipo de traço que é bem específico até dentro do universo dos animes. Com linhas finas, cores suaves e tons pastéis, o estúdio ficou conhecido por obras como A Viagem de Chihiro, A Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro (1988), Túmulo dos Vagalumes (1986) e o mais recente, O Menino e a Garça (2023), que ganhou o Oscar de Melhor Animação. Ghibli foi criado em 1985 pelo diretor Hayao Miazaki.
Prompt para gerar imagem do Studio Ghibli
Para gerar uma imagem desse estilo no ChatGPT baseada em uma foto específica, é preciso entrar na conta, apertar o botão de “+” e subir o arquivo com a foto desejada. A partir disso, algumas sugestões de prompt são:
(Com imagem): a partir dessa foto, crie uma arte digital com as características das animações do Studio Ghibli. Leve em conta os detalhes de modelos, ambientes e cenários. Tente fazer algo original, mas que seja bem próximo aos filmes do estúdio.
(Sem imagem): gere uma imagem da seguinte forma: [descreva o que você quer criar]. Faça isso utilizando como referência o estilo de animação do Studio Ghibli. É importante que seja original, mas que use os filmes do estúdio como base.
Meme da Nazaré com estilo Studio Ghibli, criada com o ChatGPT
Reprodução/Twitter @fabriciocarraro
Polêmicas envolvendo IA e o Studio Ghibli
Em 2016, a Japan Broadcasting Corporation (NHK) fez um documentário sobre Hayao Myazaki e um vídeo onde diretor falava sobre tecnologia na arte e inteligência artificial ficou muito famoso na Internet. Nele, há uma cena em que Myazaki assiste a uma demonstração de uma tecnologia de IA usada para simular movimentos, com uma equipe mostrando que poderia ser usada para criar movimentações mais realistas de zumbis, por exemplo.
Em resposta, o diretor relatou que “todas as manhãs eu costumava ver um amigo que é deficiente. Ele vinha até mim. Uma das pernas dele é virada para fora, então é difícil para ele andar. Até um “high-five” é difícil para ele. (…) Eu penso nele e não posso dizer que gosto disso. Quem quer que tenha feito isso não pensa na dor. (…) Se você quer realmente fazer coisas assustadores (como zumbis), pode ir em frente. Eu nunca desejaria de incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Sinto que isso é um insulto à própria vida”.
Essa é mais uma polêmica envolvendo artistas e inteligência artificial e mesmo em 2023, quando essas ferramentas eram menos potentes, o uso para fins artísticos já criava problemas. Naquele ano, um caso específico ficou bem famoso nos Estados Unidos: quando o universitário Jason Allen ganhou um concurso de fotografia com prêmio de US$ 300 (cerca de R$ 1,5 mil, na cotação da época) com uma imagem criada no Midjourney. Ele desbancou 20 concorrentes e os juízes não foram capazes de identificar a IA na foto. A obra foi acusada de “plágio automatizado”, mas Allen alegou que a IA “é uma ferramenta, assim como o pincel é uma ferramenta. Sem a pessoa, não há força criativa”. Desde então, muito se discute sobre a possibilidade de robôs tomarem o espaço de artistas. No caso do Studio Ghibli, as imagens também podem acabar ferindo os direitos autorais das obras.
Como fazer imagens no estilo do Studio Ghibli em outras IAs
O serviço do ChatGPT para a criação das imagens continua instável e pouco assertivo no momento de publicação dessa matéria. Inclusive, tentamos reproduzir algumas sem muito sucesso. No entanto, para quem deseja criar imagens enquanto os serviços não são retormados, é possível usar ferramentas como o Gemini Google e Grok. Para fazer isso, é só acessar alguma dessas plataformas e usar os momentos prompts que sugerimos nesta mat[eria.
Gemini criar imagem inspirada no Studio Ghibli
Reprodução/TechTudo
Com informações de The Verge, TechCrunch (1, 2,) X (1 e 2), Economic Times, Joanne Jang, New York Times, The Washington Post, Kotaku e EuroNews.
Mais do TechTudo
Veja também: Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs ‘estilo’ Sora
Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs ‘estilo’ Sora