Nesta semana, o deputado federal Marx Beltrão (PP/AL) apresentou o Projeto de Lei nº 835/2025, que visa implementar novas medidas de segurança no setor de transporte por aplicativos.
A proposta estabelece a obrigatoriedade de instalação de câmeras de segurança nos veículos, exige a apresentação de antecedentes criminais para o cadastramento de motoristas, cria mecanismos para análise prévia de passageiros, institui o reconhecimento facial diário dos condutores e determina que o acesso às gravações seja exclusivo para autoridades policiais, mediante fundamentação ou decisão judicial.
Iniciativas semelhantes já foram adotadas em outras regiões do país. A Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT), por exemplo, aprovou uma lei que permite a instalação de câmeras de segurança no interior dos veículos e autoriza as plataformas de transporte a realizarem reconhecimento facial de motoristas e usuários, utilizando informações como RG e CPF. Além disso, os motoristas devem apresentar certidões de antecedentes criminais. A medida busca aumentar a proteção de motoristas e passageiros, reduzindo a exposição a riscos.
Principais pontos do PL 835/2025
? Câmeras de segurança nos veículos: Todos os automóveis utilizados por motoristas de aplicativos deverão ser equipados com câmeras que registram o interior do veículo durante as viagens.
? Apresentação de antecedentes criminais: Para se cadastrarem nas plataformas de transporte, os motoristas deverão fornecer certidões de antecedentes criminais atualizadas.
? Reconhecimento facial diário dos motoristas: Será obrigatório que os condutores realizem, pelo menos duas vezes ao dia, um reconhecimento facial por meio das plataformas, antes do início da primeira viagem e após o término da última, prevenindo fraudes e garantindo a identificação correta do motorista.
? Acesso restrito às gravações: As imagens capturadas pelas câmeras de segurança só poderão ser acessadas por autoridades policiais, mediante justificativa ou decisão judicial, resguardando a privacidade dos envolvidos.
O PL 835/2025 será encaminhado às comissões designadas pela Presidência da Câmara para análise e parecer. Após aprovação nas comissões, o projeto seguirá para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Se aprovado, será encaminhado ao Senado Federal e, posteriormente, para sanção ou veto presidencial.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.