Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Se liga no que eu vou mostrar para vocês. Eu tenho uma câmera veicular e o carro está desligado, né? Quando eu ligo o carro automaticamente a câmera já liga junto. Quando o carro está ligando, e a câmera já está ligada. Inclusive, ela não só liga como já começou a gravar.
Basicamente, o que eu quero mostrar nesse texto é: quais câmeras você deve comprar para o seu carro, o que fazer se você não tiver condições de comprar uma câmera de qualidade, e os problemas que essas câmeras costumam apresentar. Já estou na minha terceira câmera. São mais de cinco anos gravando corridas. E, acima de tudo, como cuidar da sua câmera para que ela não dê pau.
Conheço motoristas que têm exatamente o mesmo modelo de câmera que o meu, e adivinha? Não durou nem um ano. E essa minha aqui já está indo para o terceiro ano, gravando comigo, e só agora começou a apresentar os primeiros problemas. Vou falar sobre eles também.
Aliás, vou mostrar para vocês no aplicativo da Uber como cadastrar a sua câmera para que ela avise o passageiro de que está sendo gravado. Isso é muito importante, e vocês vão entender por quê.
Só que agora a minha câmara começou a apresentar alguns problemas. E eu acredito, posso estar enganado, que isso se deve ao fato de eu ter instalado a terceira câmera. Acho que o processador dela não é dos melhores, e aí, quando instalei essa câmera lá de trás — que geralmente a gente coloca para filmar a parte de trás do carro, para ter a gravação se alguém bater — eu, no meu caso, coloquei ela voltada para dentro do carro.
Por quê? Porque eu tenho uma lojinha no carro. Vendo perfumes aqui dentro. E para mim é superimportante ter a gravação do interior, porque se alguém tentar furtar, ou se eu estiver aqui e perceber algo suspeito, eu aponto a câmera para a pessoa e falo: “Ó, você está sendo gravado aqui, não vai mexer nos meus perfumes não, não vai me roubar não, sacou?”
Então, para mim, isso é superimportante. No momento eu não estou com ela aqui porque, em alguns atendimentos particulares, eu retiro os perfumes do carro.
Outra coisa que eu fiz e que ajudou demais: está vendo a película do meu carro? Aqui eu tenho G5. Ele possui uma película chamada Window Blue, que, se eu não me engano, retém 99% do calor que vem para dentro do carro. Isso ajuda muito a manter a vida útil da câmera.
Agora, vamos entender quais câmeras você deve comprar.
Se você ainda não tem câmera, não compre câmera de R$100 ou R$200. Normalmente são câmeras que não valem a pena, porque o áudio fica muito ruim e a imagem também. Muitas vezes, quando você mais precisa da gravação — que é para se resguardar —, a imagem não mostra nada e o áudio não dá para ouvir.
Saiba que a Uber permite gravação no aplicativo — já vou falar mais sobre isso. Mas imagina: quando você precisa da gravação, e não dá para ver nem ouvir nada? Complicado.
Essa minha câmera, inclusive, grava em infravermelho à noite. Quando está tudo escuro, ainda consigo enxergar bem. Essa câmera interna grava em infravermelho e pega o carro todo. É excelente, tem um bom custo-benefício.
É uma câmera mais cara, mas para mim o áudio não é 100% — não é uma câmera para criador de conteúdo. Mas dá para ouvir tudo e enxergar tudo muito bem. O que não acontece com essas câmeras baratinhas. Mas eu acredito que, a partir de R$300, R$350, R$400, você já encontra câmeras de boa qualidade.
Depois que instalei a terceira câmera, acho que o processador da minha não aguentou. Ela grava em loop, com cartão de memória, e gera três imagens de cinco minutos simultaneamente. Só que agora está gerando vídeos de três minutos, às vezes de 30 segundos. E entre um vídeo e outro, perco um ou dois segundos — às vezes até 15 segundos.
Já tive um problema com passageiro em que fui baixar a gravação e percebi que uma parte da conversa não estava registrada. Isso começou a me incomodar.
Não sei se é porque já tem três anos que estou com essa câmera e ela está começando a ficar ruim, ou se é mesmo porque a terceira câmera sobrecarregou o processador. Três imagens, cinco minutos em loop, 100% do tempo, é puxado.
Então, se eu fosse te recomendar uma câmera, não vou citar marca, mas basicamente: não compre câmera vagabunda, porque o áudio e a imagem são fundamentais — e as câmeras baratinhas não dão conta.
Se for o caso, grave pelo seu celular. Vou mostrar para vocês: tem aplicativos que eu usava antes de ter câmera no carro. Por exemplo, usava o da StopClub, que depois virou o aplicativo da GigU. Ele tem a opção de gravar com o celular, tá vendo?
É só clicar em “câmera”, e ele começa a gravar. Tá gravando, ninguém sabe que você está gravando, as imagens estão sendo feitas, deixo ali no meio do painel gravando. Se eu suspeitar de algo, venho aqui, paro a gravação, e pronto. Aqui mesmo você acessa suas gravações, pode baixar… E o melhor: é gratuito.
E aí você pode estar se perguntando: “Ah, mas se a Uber permite gravar, por que eu teria que usar meu celular ou comprar uma câmera?”
Vou falar de dois pontos principais. O primeiro é algo que todo mundo que já dirige pela Uber há mais tempo sabe: a Uber quase sempre fica do lado do passageiro. A palavra do passageiro é praticamente lei, e a do motorista não vale nada. Todas as vezes em que tive algum problema com passageiro, eu comecei o contato com a Uber dizendo: “Tenho câmera no carro, está tudo gravado”. Mando o relato do que aconteceu e, desde que comecei a fazer isso, a Uber nunca mais saiu em defesa do passageiro.
Agora, quando a gravação é feita pela câmera da própria Uber, você nunca vai ter acesso a esses vídeos. Aconteceu um acidente? Foi assaltado? Precisa do vídeo? Só vai conseguir acesso mediante boletim de ocorrência e um processo judicial. E mesmo assim, durante o processo, a Uber pode anexar o arquivo — seja áudio ou imagem —, mas você não vai ter acesso direto.
Já no meu caso, com a minha própria câmera, aconteceu alguma coisa? Eu mesmo baixo o arquivo direto no meu celular, posso guardar, usar como quiser, e estou resguardado. O passageiro pode falar o que quiser.
Ah, Ian, mas o passageiro precisa ser avisado que está sendo filmado? Eu diria que legalmente não precisa, mas acho importante avisar. Já faz anos — acho que já vão cinco anos — que eu uso câmera no carro, e sempre cadastrei no aplicativo da Uber para avisar o passageiro que a viagem está sendo monitorada. E, até hoje, nunca vi um passageiro que percebeu isso ou comentou que recebeu o aviso.
Já aconteceu sim de perguntarem sobre a câmera, questionarem o que era. Teve uma situação esquisita: o passageiro entrou e perguntou: “Isso aí é câmera? Tá gravando?” Eu respondi: “Tá sim, é uma câmera veicular.” Ele disse: “Eu não quero que grave, não quero aparecer.” Eu expliquei: “É uma câmera de segurança. Sua imagem não vai ser exposta em nenhum momento, a não ser que aconteça algo. Pode ficar tranquilo.” Mas ele insistiu: “Não quero.”
Então eu disse: “Olha, no momento que você solicitou a viagem, o aplicativo já informou que o carro é monitorado. Você entrou aqui sabendo disso.” Ele respondeu que não viu, e eu falei: “Pode conferir no seu aplicativo, você foi informado. Se quiser, encerro a viagem agora e você desce.”
Sabe o que o cara fez? Foi lá para o banco de trás escondido, pulou de um banco para o outro para fugir da câmera. Tá devendo ou não tá? Será que eu não fugi de um assalto ali? E isso era uma corrida à noite. Dá pra entender a importância da câmera?
Se acontecer um acidente e eu bater, está gravando. Se baterem atrás de mim, está gravando. Inclusive, estou com um processo do meu antigo carro, em que um motorista bateu em mim, e eu usei as imagens da câmera para provar que estava parado. Para mim, essa é uma causa ganha.
Agora, vamos lá, vou mostrar direto no aplicativo da Uber como habilitar a função de avisar o passageiro que está sendo gravado. Deixa eu tirar o celular do carregador para mostrar direitinho.
O que você vai fazer é o seguinte: clica nos três pontinhos, vai em “Conta”, lá embaixo vai em “Configurações do app”. Desce de novo e encontra a opção “Gravar minha viagem”. Dá uma olhada que tem como gravar com seu celular usando a Uber, seja vídeo ou áudio.
No meu caso, está desabilitado agora, mas dá para ativar. Dá para colocar só áudio ou vídeo e áudio. Tem essa opção. Aqui também tenho a minha câmera cadastrada, tá vendo? E posso adicionar outra.
Vou mostrar o processo: você escolhe o veículo, vou colocar um qualquer só para exemplo, e aí insere o nome da câmera. Por exemplo, “Dashcam”. Qual a marca da câmera? “Dashcam”. Depois, coloco o nome do modelo — vou usar um exemplo aqui, tipo “Asidome” — e clico em avançar. Coloco qualquer sequência de letras aqui, tipo “AA, BB, CC”, só para continuar. Depois informo que a câmera grava para dentro e para fora do veículo. Avanço novamente. E, por fim, respondo que ela grava som também.
E pronto, a câmera fica registrada. Mas nesse caso aqui, como é só demonstração, eu vou apagar, porque essa câmera não existe.
Agora, toda vez que eu ficar online com o meu carro — no caso, esse BID King que selecionei —, toda viagem que eu aceitar já vai informar ao passageiro que a viagem está sendo gravada.
A partir do momento em que você grava sua viagem, você se livra de muita dor de cabeça com esses intermediários como Uber, 99, InDrive… Porque, se acontecer alguma coisa dentro do carro, ninguém pode tomar partido — ninguém está ali com você. Só você tem as gravações e pode usá-las a seu favor.
Ah, não tem câmera no carro ainda? Não compre aquelas baratinhas. Procure indicações de modelos bons. Acredito que a partir de R$300, R$350, você já consegue câmeras boas. Abaixo disso, a qualidade geralmente é ruim. Vai perder vídeo, perder áudio, e quando você mais precisar, não vai conseguir enxergar nem ouvir nada.
E se não tiver condição de comprar uma câmera agora, usa o celular. O celular me quebrou o galho por muito tempo e me salvou em várias situações.
Fechado? Quis compartilhar essa experiência com vocês porque acho crucial que o motorista de aplicativo tenha câmera no carro.