Novo chip da MediaTek para celulares premium, o Dimensity 9400 Plus foi testado pela primeira vez pelo canal chinês Geekerwan, mostrando resultados curiosos. Encarando o Snapdragon 8 Elite, a plataforma conseguiu superar o concorrente da Qualcomm em eficiência energética, mas acabou sofrendo em termos de estabilidade ao rodar o game Genshin Impact.
Economia e mercado
14 Abr
Samsung
10 Abr
Equipando o ainda não lançado Vivo X200s, o Dimensity 9400 Plus recebeu uma análise completa de Geekerwan, mostrando as melhorias que a solução recém-apresentada trouxe em comparação ao 9400 convencional. Basicamente, temos as mesmas especificações nos dois chips, havendo apenas otimizações adicionais de software para games e IA, além de um clock mais alto na CPU.
Assim sendo, a novidade possui 8 núcleos em uma configuração 1 + 3 + 4, composta de 1 Cortex-X925 de máxima performance rodando a até 3,73 GHz (contra 3,62 GHz do Dimensity 9400), 3 Cortex-X4 de alto desempenho e 4 Cortex-A520 de alta eficiência. Com o leve overclock, foi possível observar bons ganhos no Geekbench, sem que o consumo aumentasse muito.
— Mochamad Farido Fanani (@faridofanani96) April 7, 2025
Entre os testes feitos por Geekerwan, um dos que mais chamam atenção é o gameplay de Genshin Impact, em que temos uma comparação prática mais direta com o Snapdragon 8 Elite, principal concorrente do 9400 Plus, equipado em um Xiaomi 15 Pro. Os resultados intrigam: enquanto a plataforma da MediaTek atinge média de 59,9 FPS consumindo 4,6 W, a solução da Qualcomm chega aos 59,8 FPS trabalhando com 4,9 W.
Em um primeiro momento, os números indicam uma vantagem do Dimensity por entregar mais desempenho consumindo menos energia — cerca de 6% a menos —, mas há um dado importante que torna o cenário mais complexo: o 1% low, métrica conhecida entre os entusiastas de PC.
De forma resumida, o 1% low é tão importante quanto a média de taxas de quadros por ilustrar a estabilidade da performance, ao representar o 1% dos quadros que são feitos em um tempo maior que a média, gerando os engasgos e travamentos que encontramos às vezes nos games.
É nessa métrica em que o 8 Elite se destaca: o componente da Qualcomm entrega 1% low de 48,2 FPS, enquanto o Dimensity 9400 Plus tem 1% low de 31,5 FPS, diferença gritante de 53% em favor do Snapdragon. Isso significa que, ao longo do gameplay, o Xiaomi 15 Pro com Snapdragon 8 Elite roda de forma mais suave e com menos engasgos em comparação ao Vivo X200s com o processador da MediaTek.
Há mais alguns pontos importante a serem considerados, começando pelas diferenças no software das fabricantes. Em um cenário ideal, deveríamos testar o mesmo modelo de telefone para termos um comparativo 100% correto. Fora isso, o Xiaomi 15 Pro roda Genshin Impact em uma resolução mais alta de 1920 x 864 pixels, em comparação aos 1800 x 810 pixels do celular da Vivo Mobile, o que pode influenciar os números, ainda que não justifique a diferença tão grande.
Também é possível que o game esteja apenas melhor otimizado para processadores Snapdragon, algo que pode mudar com o tempo. Para completar, pode ser interessante aguardar por testes com mais celulares munidos do 9400 Plus para termos uma noção geral melhor.
Seja como for, tudo indica que, ao menos no momento, o Snapdragon 8 Elite ainda tem a vantagem para quem se importa com o desempenho em games, mesmo que a experiência com o Dimensity 9400 Plus não seja ruim. No momento, não há dispositivos equipados com o 9400 Plus ou mesmo o 9400 disponíveis oficialmente no Brasil, mas há chances de vermos algum dos aparelhos estrear por aqui no futuro, diante do aumento dos investimentos de marcas chinesas no país.