Se você é assinante do Microsoft 365 e está enfrentando dificuldades para utilizar alguma ferramenta do pacote, saiba que o problema não afeta só a sua conta. A própria Microsoft reconhece que os serviços da plataforma estão passando por instabilidades nesta quinta-feira (10/04).
De acordo com relatos nas redes sociais e com esta página de status do Office, o problema afeta usuários do Microsoft 365 Family. Em linhas gerais, a falha tem feito as ferramentas do pacote informarem que o usuário está com uma licença de uso expirada ou inválida.
Há numerosos relatos sobre o problema em plataformas como o X. Em muitos casos, os usuários afirmam que tentaram reativar a sua assinatura, mas não conseguiram. Como consequência, essas pessoas não conseguem acessar ferramentas como Excel e Word.

Microsoft reconhece falha e promete solução
A Microsoft reconheceu o problema na já mencionada página de status. Por lá, a companhia informa (em tradução livre) que “alguns usuários podem não conseguir acessar os serviços do Microsoft 365”.
No X, a Microsoft também confirma o problema e afirma já estar trabalhando em uma solução: “realmente há uma instabilidade nos serviços do Office 365 Family, e estamos trabalhando para resolver”.
Pelo menos até o momento, os registros são de que a falha afeta apenas usuários cujas contas fazem parte do Office 365 Family. Quem tem uma conta no Office 365 Personal ou em outro plano do serviço está livre do problema, aparentemente.
Além disso, serviços como OneDrive, Copilot e Outlook.com seguem funcionando normalmente.
Convém lembrar que, no Brasil, o Microsoft 365 Family custa R$ 60 por mês desde o início de 2025 (se assinado de modo online). A modalidade permite que a assinatura seja compartilhada com até seis pessoas (incluindo o próprio assinante).