Criminosos estão se aproveitando do recente escândalo de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar golpes em brasileiros. A própria Previdência Social fez o alerta após receber denúncias sobre a tentativa de fraude.
De acordo com o governo, há relatos de que golpistas estão enviando mensagens para aposentados e pensionistas prometendo uma suposta devolução de valores descontados ilegalmente. Esse comunicado é falso e pode levar a ações como roubo de dados pessoas ou financeiros, além de levar pessoas a fazerem pagamentos inexistentes.
O ministério pede que a população evite clicar em links enviados “por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre ressarcimento de descontos de mensalidades associativas“.
Na fraude, os golpistas prometem agilizar o ressarcimento dos descontos no INSS. Como o contato é feito diretamente com segurados, é possível que eles estejam utilizando bases de dados vazadas da instituição ou que confirmem que a pessoa faz parte da Previdência Social atualmente.
Qual a polêmica com o INSS
A Previdência Social virou notícia na última semana após a Operação Sem Desconto, organizada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).
A investigação descobriu um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, feitas por organizações que cobraram uma “mensalidade associativa” inexistente, feita apenas para filiados a organizações como sindicatos. Estima-se que, entre 2019 e 2024, tenham sido movimentados R$ 6,3 bilhões irregularmente.
Segundo o governo, os valores descontados em abril de 2025 ficarão retidos e serão devolvidos na folha de maio. Já os demais meses ainda serão devidamente analisados e contabilizados, sem um prazo para decisão do ministério e sem que o cadastrado precise fazer qualquer ação para desbloquear o valor.
Como identificar o golpe do INSS?
A principal dica para não cair no golpe da devolução dos descontos do INSS e em outras fraudes parecidas é desconfiar de mensagens enviadas por canais não oficiais de comunicação, em especial no caso de órgão do governo.
Beneficiários da Previdência Social devem utilizar a Central 135 e o aplicativo Meu INSS para tirar dúvidas e consultar a situação cadastral, caso não queiram comparecer a uma agência.
Outros serviços parecidos devem ser acessados por meio da plataforma Gov.br, seja pelo site ou no app para dispositivos móveis. É recomendável também buscar pela informação sugerida nesse tipo de mensagem em portais de notícia confiáveis.
Recados supostamente enviados pelo órgão via redes sociais ou WhatsApp devem ser colocados sob suspeita. Nestes casos, evite clicar nos links, não responda a mensagem e confirme a situação pelos canais oficiais.
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