Após Donald Trump anunciar tarifas para dispositivos importados de qualquer país do mundo, a demanda pela linha iPhone 16 simplesmente “explodiu” nos Estados Unidos.
Isso porque muitos consumidores norte-americanos tem procurado trocar de iPhone antes que as tarifas comecem a vigorar no dia 9 de abril. Segundo relatos de funcionários da Apple Store, as lojas estão lotadas o dia inteiro.
Um colaborador da Apple disse:
Os clientes estão comprando iPhones em pânico. Quase todos me perguntam sem o preço irá subir em breve.
Na visão de muitos analistas de mercado, essa corrida para as lojas está sendo comparada a “temporada de férias”, que é quando a Apple vende muito mais iPhones no varejo.
Por conta disso, a empresa de Cupertino se preparou e importou cinco aviões lotados de iPhones e outros dispositivos da Índia na última semana de março. A intenção é fazer estoque para evitar o repasse automático da tarifa de 26% que será cobrada de produtos indianos.
Por outro lado, a empresa deve diminuir as importações de celulares da China, uma vez que a tarifa chega a incríveis 54%, tornando inviável “absolver” esse custo.
Ainda assim, a Apple prefere continuar importando o iPhone até mesmo do Brasil do que construir fábricas para produção nos Estados Unidos.
(atualizado em 08 de abril de 2025, s 05:22)