Imposto de Renda fora do ar? Contribuintes reclamam de erros no site e app


Página Meu Imposto de Renta e app da Receita apresentam erros de carregamento e não permitem que os contribuintes enviem declaração do IRPF 2025; entenda falha O site Meu Imposto de Renda e o aplicativo da Receita Federal, estão com instabilidades nesta terça-feira (1), dia em que a declaração pré-preenchida do IRPF 2025 foi liberada para todos os contribuintes. As plataformas apresentam bastante lentidão no carregamento de dados ou simplesmente não exibem as informações de usuários. Em alguns casos há mensagens de erros como “Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, contate o suporte do sistema”. Mais cedo, internautas reclamam que a opção de dados preenchido não aparecia nas plataformas. Há ainda queixas sobre um pedido para atualizar as declarações que continua aparecendo mesmo após o contribuinte realizar a ação.
Dados do Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços online, indicam que as primeiras notificações sobre o problema surgiram às 8h, chegando a um pico de mais de 150 reclamações sobre a falha, que provavelmente foi ocasionada pela sobrecarga de acessos. A seguir, confira mais detalhes sobre a falha.
🔎 Imposto de Renda 2025: 3 coisas que mudaram na declaração; e outras 3 que não
📝Imposto de Renda 2025: como baixar programa de declaração online
Imposto de Renda fora do ar: crontibuintes reclamam de erros para preencher declaração
Reprodução/TechTudo

🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Receita Federal: como saber se minha encomenda vai ser tributada? Descubra no Fórum do TechTudo
Ainda segundo o Downdetector, a instabilidade no website responde por 66% das notificações, mas o aplicativo da Receita Federal, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), também enfrenta problemas (27%).
Dados do Google Trends, ferramenta do Google que monitora buscas em tempo real, indicam que houve aumento repentino nas consultas por termos como “imposto de renda fora do ar” e “meu imposto de renda” na última hora.
Além de recorrerem ao Google, os contribuintes foram ao X (antigo Twitter) para se queixar sobre a falha e cobrar um posicionamento da Receita Federal. Em relatos publicados no microblog, os usuários apresentaram diversos erros nas plataformas. Veja alguns comentários abaixo.
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text

Rolar para cima