A Honor fez sua estreia no Brasil com uma série de produtos do seu portfólio para o mercado nacional. E temos aqui na nossa bancada o Honor Choice Earbuds X5, um fone de ouvido verdadeiramente sem fio com foco em custo-benefício.
Será que ele entrega uma boa experiência sonora ao usuário? Quais são os destaques dele no uso prático? O TudoCelular testou o produto e conta a você em detalhes, na nossa análise completa.
Design e construo
O Earbuds X5 possui um design que não é diferente do que o usuário possa conhecer de outras marcas. Temos aqui um visual dos fones com haste para facilitar o ajuste no ouvido e com comandos por toque de fácil uso, além de ponteiras de silicone para um formato intra-auricular.
O case de carregamento vem na cor branca, assim como os earbuds, com construção inteira de plástico liso, que pode ser um tanto escorregadio na pegada. O estojo tem um corpo oval mais chapado, com abertura no topo, um LED na frente para indicador de bateria e uma porta USB-C na porção inferior.
Apesar da construção simples, este modelo conta com uma certificação IP54 de resistência. Ela garante proteção contra poeira e respingos d’água. Em outras palavras, você vai poder usá-lo na academia sem medo de maiores danos com suor. Mas vale mantê-los longe de piscinas e praia, por exemplo.
No geral, sentimos um conforto grande dele na utilização prolongada. Um ponto que favorece isso é o peso de apenas 4,6 gramas em cada fone. Até o total de 50 gramas com o case ajuda no transporte no bolso sem grande incômodo.
A caixa do produto traz os fones de ouvido, o case de carregamento, dois pares adicionais de ponteiras em diferentes tamanhos e o manual do usuário. Uma ausência é de um cabo USB para o carregamento, algo que costuma estar presente em outras embalagens do segmento.
Conectividade e recursos
O Honor Choice Earbuds X5 contém suporte ao Bluetooth 5.3 para uma boa conectividade com os dispositivos. Notamos uma cobertura satisfatória e não vimos qualquer interferência ou corte, mesmo a uma distância mediana para o celular.
Toda a configuração inicial, o gerenciamento de recursos e as atualizações de software podem ser feitos por meio do aplicativo HONOR AI Space, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ele tem uma interface bem amigável e lembra muito o AI Life da Huawei.
Entre as funcionalidades, estão o cancelamento de ruído ativo (ANC) e o modo Reconhecimento, que serve para ouvir o som ambiente. O primeiro promete até 30 dB de redução do barulho. Notamos que volumes baixos de TV conseguem ser bem anulados, mas ruídos mais fortes ainda seguem audíveis.
Já a modalidade de transparência não chega a um nível de aparelho auditivo, porém oferece uma experiência natural para ficar atento ao que acontece ao seu redor. Uma pena que não há neste fone de ouvido compatibilidade com conexão com dois aparelhos ao mesmo tempo.
HONOR AI Space
Desenvolvedor: Honor Device Co., Ltd.
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo
Qualidade de som e microfone
Este acessório vem equipado com um driver de 10 mm e suporte aos codecs AAC e SBC para o fornecimento de som. Na prática, notamos uma potência satisfatória, apesar de ainda estar longe da perfeição, e praticamente sem distorção no volume máximo.
Em termos de qualidade, notamos que o som tem um foco maior nos graves, com agudos na sequência. Os médios que ficam bem ofuscados e podem decepcionar os que curtem vocais mais realçados.
Isso fica perceptível em músicas como “Just When I Needed You Most”, de Randy VanWarmer, que tem uma grande presença de frequências altas, e em “Classic”, de Adrian Gurvitz, com muitos momentos de áudio mais baixo. O fone mostrou uma boa presença em ambos os casos, ainda que sem batidas mais profundas de graves.
O aplicativo ainda fornece três perfis pré-definidos: padrão, aumento de graves e aumento de agudos. Contudo, ficou faltando um equalizador completo para deixar o som conforme a sua preferência.
A Honor equipou dois microfones em cada earbud, com tecnologia de cancelamento de ruído ambiente (ENC) para melhorar as chamadas de voz. Será que ele entrega uma boa experiência?
Aqui vimos que o Earbuds X5 acerta no volume. A voz sai bem alta e não deve gerar dificuldades de a pessoa do outro lado entender o que você falar. A qualidade é apenas decente e falta uma captação mais encorpada. Já o ENC funciona em ambientes com ruídos baixos, mas decepciona com um vento maior, por exemplo.
Bateria
A Honor equipou uma bateria com capacidade de 45 mAh em cada earbud, além de uma de 460 mAh no case. A fabricante promete até 35 horas de reprodução total sem ANC ligado, com 9 horas ao considerar apenas uma carga dos fones. E como eles se comportaram na prática?
Testamos com o cancelamento de ruído habilitado e tivemos um tempo total de 6 horas e 47 minutos até ambos os lados serem descarregados por completo. O tempo está abaixo do prometido, mas como os experimentos foram com o ANC, ter quase 7 horas de autonomia foi bastante positivo.
Em relação ao carregamento, ele é feito por meio da porta USB Tipo-C localizada na porção inferior do aparelho. Contudo, por não vir um cabo compatível na caixa, o usuário terá de usar o carregador do seu celular para isso.
No teste, aproveitamos um adaptador de tomada com potência de 15W para a recarga. Tivemos um tempo de aproximadamente 1 hora e 20 minutos até que o dispositivo voltasse aos 100%. Algo bastante aceitável pelo rendimento que entrega.
Lanamentos
11 Mar
Lanamentos
30 Jan
Consideraes finais
O Honor Choice Earbuds X5 mira no consumidor que busca um bom custo-benefício em um fone de ouvido TWS. Ele se destaca pelo seu design confortável e com resistência contra poeira e respingos, além de entregar uma boa estabilidade de conexão.
A presença de cancelamento de ruído nesta faixa de preço é uma boa inclusão, mesmo longe da perfeição, além de um modo transparência eficiente. Sem falar na bateria de longa duração, sem um intervalo grande de carregamento.
O som tem uma potência satisfatória e a qualidade fica aceitável por ser um modelo acessível, com um áudio que agrada quem curte graves e agudos. Sem falar no microfone com um bom volume.
Como pontos negativos, podemos mencionar a ausência de cabo USB na caixa, a falta de conexão com dois dispositivos simultâneos e os médios bem abaixo das demais frequências. Também entendemos que poderia haver um equalizador mais completo no aplicativo.




A Honor anunciou o Choice Earbuds X5 no Brasil pelo preço sugerido de R$ 429. O que temos de concorrência no mercado nacional? O Huawei Freebuds 6i custa um pouco a mais e fica abaixo na autonomia, mas fornece uso em dois dispositivos ao mesmo tempo, equalizador completo, qualidade de som superior e controle por gestos nas hastes.
Já o Haylou Mori Pro seria uma alternativa para quem deseja economizar ainda mais. Ele também entrega ANC e som ambiente eficientes para a faixa de preço, além de um áudio decente, mas fica com uma duração de bateria inferior e um microfone com qualidade abaixo do rival da Honor.
Qual é a sua avaliação sobre o fone de ouvido de estreia da Honor no Brasil? Conte para a gente no espaço abaixo.