Investigações na página de patentes do Google revelam que a gigante está trabalhando em maneiras de facilitar as buscas de conteúdos específicos no histórico de pesquisa dos usuários. O método também seria capaz de compreender linguagem natural, em voz e em texto, permitindo assim que comandos genéricos possam ser usados para localizar os itens.
Feiras e eventos
11 Abr
Google
10 Abr
Se a busca do Google ainda é o método mais popular de realizar pesquisas, encontrar termos e sites pesquisados anteriormente nem sempre é uma tarefa fácil. A companhia parece estar ciente disso, e registrou no fim do ano passado um novo recurso vinculado à pesquisa que agilizaria a localização de conteúdos.
Chamada de “Generating Query Answers From A User’s History” (ou Gerando Respostas a Dúvidas a Partir do Histórico de um Usuário, em tradução livre), a função utilizaria um ou mais servidores para processar uma solicitação do usuário e encontrá-la no histórico, mas de uma maneira mais robusta.
A solução não consideraria apenas o histórico da busca em si, como também emails, vídeos e toda a atividade virtual, sendo ainda capaz de distinguir em qual dispositivo o conteúdo foi acessado, como no celular ou computador. Mais do que isso, o sistema compreenderia linguagem natural, tanto em texto, quanto em voz, e de forma genérica.
Um exemplo citado pela documentação da patente mostra um usuário realizando uma pesquisa com a frase “estou procurando pela receita de peru que eu li no meu celular”. Usando o sistema patenteado, a busca do Google localizaria e exibiria resultados de tudo que foi acessado e estivesse relacionado à receita de peru, neste caso, separando-os a partir de onde foram encontrados.
Além de definir a origem do conteúdo que está buscando, o usuário poderia ainda adicionar outros filtros como “na semana passada” ou “nos últimos dias”, também utilizando linguagem natural.
✨ AI Mode expands on AI Overviews with more advanced reasoning, thinking and multimodal capabilities. We’re starting to roll it out to Google One AI Premium subscribers as an opt-in experiment in Labs.
Sign up for early access → https://t.co/82LFV03FAP pic.twitter.com/GfFkYoKZ4i
— Google (@Google) March 5, 2025
Com a patente ainda pendente, não há um prazo para que o novo método seja disponibilizado, nem mesmo uma certeza de que a novidade será realmente implementada. No entanto, há boas chances de vermos o possível futuro do recurso durante o Google I/O 2025, principal evento anual da empresa, marcado para 20 de maio.
Vale lembrar que a gigante já tem trabalhado com afinco para transformar a maneira como fazemos buscas. Além do Google Lens e do Circule para Pesquisar, que se tornou um sucesso nos smartphones, a empresa já lançou e expandiu o “Modo IA”, permitindo a realização de pesquisas multimodais, utilizando voz, texto e imagem ao mesmo tempo.