O Google continua aprimorando o Android com ferramentas que combatem spam e fraudes, especialmente no aplicativo de mensagens padrão. Com a atualização mais recente, o Google Mensagens (ou Messages) está ganhando um recurso de cancelamento de assinatura mais simplificado, oferecendo aos usuários um melhor controle sobre anúncios e mensagens indesejadas.
De “Parar” a “Cancelar inscrição”: Uma ferramenta mais refinada
No ano passado, o Google foi flagrado testando um botão “Parar” no aplicativo Mensagens para ajudar os usuários a optar rapidamente por não receber mensagens de texto promocionais ou indesejadas. Agora, o recurso evoluiu para uma versão mais avançada, “Cancelar inscrição”, que está sendo implementada como parte do programa de beta teste.
O recurso aparece como uma ação Cancelar inscrição destacada abaixo de uma mensagem ou conversa. Ao tocar nessa ação, é exibida um pop-up que explica que uma resposta “STOP” (Parar) será enviada ao remetente – seguindo o método padrão para cancelar a assinatura de textos de marketing.
Os usuários podem fornecer um motivo ao cancelar a assinatura e têm a opção de denunciar spam. A opção existente Bloquear e denunciar spam continua disponível no menu de bate-papo.
Além de optar por não participar, os usuários são solicitados a selecionar um motivo para cancelar a assinatura. De acordo com o Google, essas informações são compartilhadas com as empresas para ajudá-las a entender o comportamento do usuário. Há também uma opção para marcar a mensagem como spam, que pode denunciar o remetente se for selecionada.
Para os usuários que mudarem de ideia, um botão opcional Assinar substitui a opção de cancelar a assinatura, permitindo que eles voltem a receber mensagens desse remetente. Enquanto isso, o recurso clássico Bloquear e Denunciar continua disponível, acessível pelo menu de três pontos em qualquer bate-papo.
De acordo com o site de desenvolvedores do Google (via Android Authority), a função de cancelamento de assinatura funciona com RCS Business Messages (RBM) em vários países, incluindo Brasil, EUA, Alemanha, França, Índia e Reino Unido. Ela também é compatível com A2P SMS/MMS nos EUA, abrangendo tanto códigos curtos quanto remetentes alfanuméricos. Não há informação
Atualmente, o recurso está sendo implementado gradualmente, portanto, pode não estar visível para todos os usuários ainda. Enquanto isso, as ferramentas de back-end que permitem que as empresas gerenciem os descadastramentos também estão sendo implementadas.
Uma tendência nas ferramentas antispam
O Google não está sozinho na luta contra o spam. O WhatsApp introduziu um recurso semelhante de cancelamento de assinatura no ano passado, dando aos usuários mais controle sobre mensagens comerciais e promoções.
Vale lembrar que o Google Mensagens também inclui detecção de fraudes, que pode sinalizar mensagens suspeitas contendo links maliciosos ou padrões semelhantes a fraudes. O novo botão Cancelar inscrição complementa isso, direcionando mensagens de marketing legítimas que os usuários talvez não queiram mais receber.
Você acha que essas ferramentas anti-spam do Google Messages são úteis? Que outras melhorias você gostaria de ver?