Um homem foi preso no Aeroporto Senador Petrônio Portela em Teresina, no Piauí, na última quinta-feira. Segundo a Polícia Federal, ele estava transportando dezenas de iPhones e iPads irregularmente, ou seja, sem notas fiscais para comprovar a origem dos produtos.
A Polícia não revelou o número exato de iPhones e iPads apreendidos com o homem, mas relata que ele confessou que não possuia dos documentos de aquisição dos aparelhos, o que configura crime de descaminho ao importar produtos para revenda sem nota fiscal na tentativa de sonegar impostos.
Infelizmente, a tendência é que estas situações se tornem cada vez mais comuns nos próximos meses com a previsão de aumento de preços de eletrônicos em até 90% com as novas taxas impostas por Donald Trump à China.
Para não entrar nesta estatística, certifique-se de respeitar as cotas de importação de produtos para pessoas físicas ao retornar ao Brasil após viajar para o exterior, além de trazer notas fiscais dos produtos adquiridos para comprovar a origem deles.