Fraude do INSS: como saber se você teve valores descontados e excluir cobrança

Após a divulgação de uma fraude bilionária no INSS, beneficiários desejam descobrir se sofreram cobranças indevidas; veja como consultar se houve desvio irregular Aposentados e pensionistas podem usar o site ou aplicativo do Meu INSS para verificar se houve alguma cobrança indevida do benefício. Após a operação feita pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) na última quarta-feira (23), que identificou um esquema de desvio de dinheiro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diversos beneficiários desejam descobrir se foram afetados pela fraude. As investigações apontam que os criminosos descontavam mensalidades dos usuários sem autorização, o que pode ter levado ao desvio de cerca de R$ 6,3 bilhões. Nas linhas abaixo, entenda mais detalhes sobre o caso e saiba como checar se houve cobrança indevida.
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Acesse o site ou app do Meu INSS para conferir se houve alguma cobrança indevida
Mariana Saguias/TechTudo
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Investigação de fraude no INSS
O suposto esquema de fraude no INSS teria ocorrido entre 2019 e 2024, quando os golpistas cobravam mensalidades irregulares dos beneficiários, sem ter nenhum tipo de autorização, oferecendo falsos serviços, como planos de saúde e descontos em academias. Os criminosos falsificavam assinaturas de pensionistas e aposentados para obter o dinheiro de modo totalmente irregular, enganando as vítimas, como se elas fizessem parte de “associações de aposentados”.
Com isso, acredita-se que as associações criminosas conseguiram desviar aproximadamente R$ 6,3 bilhões. Vale ressaltar que cinco pessoas já foram presas pela operação da Polícia Federal, que ocorreu em 13 estados e no Distrito Federal, e registrou 211 buscas e apreensões em 34 municípios. Além disso, a PF ainda apreendeu carros de luxo, joias, obras de arte e dinheiro.
Como saber se houve valores descontados?
Os aposentados e pensionistas que desejam verificar se houve algum valor descontado do benefício devem consultar o extrato do INSS, que reúne informações de crédito consignado e mensalidades associativas. Para fazer o procedimento, siga o passo a passo abaixo:
Vá até o site Meu INSS ou abra o aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS);
Em seguida, faça login com o CPF e a senha da conta Gov.br;
Depois, toque em “Extrato de benefício”;
Então, clique no número do benefício;
A tela seguinte irá exibir o extrato, no qual é possível ver se houve descontos de mensalidades associativas.
Como excluir cobrança indevida no INSS?
Se o beneficiário notar um desconto irregular, é preciso selecionar a opção “excluir mensalidade” no Meu INSS ou ligar na central 135. Veja o passo a passo para excluir a cobrança:
Acesse o app ou site do Meu INSS;
Entre com CPF e senha da conta Gov.br;
Toque no botão “novo pedido”;
Em seguida, escreva “excluir mensalidade”;
Clique no nome do serviço/benefício;
Leia o texto e siga as instruções para finalizar o procedimento.
Como bloquear o benefício para associações?
Ao bloquear o benefício para as associações, o beneficiário impede que elas possam fazer descontos mensais. Confira como realizar o procedimento:
Entre no site ou aplicativo do Meu INSS;
Faça login com CPF e senha da conta Gov.br;
Use o campo de pesquisa da página inicial para escrever “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
Em seguida, clique no nome do serviço/benefício;
Por fim, leia o texto e siga as instruções para concluir o processo.
Vale ressaltar que o beneficiário também pode entrar em contato com a associação para fazer a reclamação e solicitar o estorno das mensalidades indevidas, ligando para o telefone 0800 da entidade, cujo número está no holerite, ou enviando um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br. Dessa forma, o INSS poderá falar com a responsável pelos descontos irregulares, exigindo os documentos que autorizavam essa movimentação.
Com informações de g1.
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