Fenômeno atmosférico raro pode ter causado apagão na Europa; entenda

Alta temperatura na Espanha teria gerado oscilações na linha de tensão elétrica. Informação foi confirmada pela operadora de energia de Portugal REN; entenda detalhes O apagão elétrico que atingiu Portugal, Espanha e outros países da Europa nesta segunda-feira (28), pode ter sido causado por um efeito atmosférico raro. Segundo a operadora de energia de Portugal REN, a “vibração atmosférica induzida”, fenômeno gerado pela alta temperatura no interior da Espanha, provocou “falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, ocasionando perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”. A expectativa é que a situação se normalize ainda hoje, entre 14h e 17h (horário de Brasília).
Momentos após o início do apagão, especulava-se a possibilidade de um ataque cibernético ter causado o transtorno. No entanto, após investigação, órgãos federais de Portugal e da Espanha descartaram a hipótese. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre o apagão elétrico e entenda sobre a ‘vibração atmosférica induzida’.
🔎Faltou luz? Saiba quais eletrodomésticos você precisa tirar da tomada
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Apagão na Europa: Portugal e Espanha ficam sem energia elétrica hoje
📝Golpe no WhatsApp: como resolver? Saiba mais no Fórum do TechTudo
O que é vibração atmosférica induzida?
A vibração atmosférica induzida ocorre quando ventos ou ondas de calor, como no apagão que atingiu parte da Europa, passam pelas linhas elétricas e causam intensos tremores. Caso o estremecimento coincida com a frequência natural da vibração dos cabos, ocorre uma ressonância, chamada também de correntes indutivas, gerando a multiplicação da agitação, que acarreta problemas no sistema de distribuição. É possível solucionar a falha com a instalação de amortecedores ao longo do sistema de eletricidade.
Entenda detalhes sobre o apagão na Europa e quando a luz volta
A falha elétrica começou por volta das 11h30 (horário de Portugal), e deixou cidades sem luz. Além disso, serviços essenciais, como transporte e telecomunicações, também foram afetados. O problema atingiu Portugal e Espanha, e se estendeu até a Alemanha, França, Grécia e Marrocos, no continente africano.
Sinais de trânsito também estão inoperantes, com agentes nas ruas para ajudar na locomoção de veículos. Além disso, hospitais começam a enfrentar problemas com a ausência de energia, e aeroportos lidam com a situação realizando o embarque e check-in à moda antiga. Há muitas reclamações sobre dificuldade para usar a internet e fazer ligações de telefone.
Espera-se, contudo, que a energia seja reestabelecida na Europa em um período entre seis e 10 horas. A informação foi confirmada durante uma entrevista coletiva dada pelo diretor de serviços de operações da empresa espanhola Red Eléctrica, Eduardo Prieto, nesta segunda-feira (28).
Com informações de CBN
Mais do TechTudo

Rolar para cima