Capaz de simular sensações, como pressão e deslizamento, dispositivo proporciona mais imersão e pode ter aplicações em contextos variados
Pesquisadores da Northwestern University, em Illinois (EUA), desenvolveram um dispositivo vestível inovador que melhora significativamente o feedback tátil em experiências de realidade virtual (RV).
Ao contrário dos atuadores tradicionais que apenas geram vibrações simples, o novo dispositivo pode simular sensações complexas, como pressão, alongamento, vibração, deslizamento e torção. O estudo sobre o aparelho foi publicado na revista Science.
Isso é possível devido ao design de um atuador programável que se move em diferentes direções, ativando mecanorreceptores na pele para criar experiência tátil mais rica e realista.

Como funciona o dispositivo
- O dispositivo, do tamanho da ponta de um dedo, é equipado com acelerômetro, conectividade Bluetooth e pequena bateria;
- Ele pode ser usado sem fios e se adapta a diferentes tipos de movimento, proporcionando sensações variadas conforme o local de uso — como nas mãos ou nos dedos;
- A tecnologia pode ser utilizada para melhorar a imersão em jogos e conteúdos de RV, trazendo o feedback tátil ao nível de áudio e vídeo realistas, tornando as experiências mais imersivas.
Além disso, o sistema pode ser usado em outras aplicações, como simular a sensação de diferentes texturas, auxiliando na compra de roupas online, ou, até mesmo, permitir que deficientes visuais experimentem conteúdos de mídia e naveguem no ambiente.
Leia mais:
A inovação pode revolucionar a interação sensorial em tecnologias de RV na indústria da moda e em diversas outras áreas.
“Se você passar o dedo por um pedaço de seda, ele terá menos atrito e deslizará mais rápido do que ao tocar veludo ou estopa”, disse John A. Rogers, professor de Ciência e Engenharia de Materiais na universidade que liderou o design do dispositivo.
“Seria possível, com essa experiência, comprar roupas ou tecidos online e querer sentir a textura“, completou.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.