Funcionalidade promete oferecer mais controle sobre as interações dentro do aplicativo

Tudo sobre WhatsApp
O WhatsApp trabalha em um novo modo de “privacidade avançada” para reforçar a segurança e a privacidade dos usuários. Ainda na fase de testes, a funcionalidade promete oferecer mais controle sobre as interações dentro do aplicativo, restringindo ações como: download automático de mídias na galeria, a exportação de conversas e a interação direta com o assistente Meta AI.
A novidade, revelada pelo portal WABetaInfo, foi identificada na versão 2.25.12.21 do WhatsApp Beta para Android.
Como funciona a “privacidade avançada” do WhatsApp
- O modo de privacidade será opcional, permitindo que os usuários escolham quando e como desejam ativar a camada extra de segurança.
- Uma vez habilitado, o recurso impedirá que fotos e vídeos sejam automaticamente salvos na galeria do dispositivo, deixando esses arquivos apenas no ambiente do WhatsApp.
- Além disso, a interação manual com o Meta AI dentro das conversas será desativada, assim como a opção de exportar o histórico completo dos chats.
- Essas medidas visam proteger informações sensíveis e garantir que os usuários tenham maior controle sobre a disseminação de seus dados.

Outra opção é a possibilidade de aplicar as restrições a todas as conversas ou apenas a chats específicos. Para garantir a transparência, o WhatsApp notificará todos os participantes das conversas sempre que o status do recurso for alterado.
É importante ressaltar que, por se tratar de uma funcionalidade em desenvolvimento, ainda não há uma data definida para a liberação do modo de privacidade avançada.
Expansão do tempo de vídeo no status
Em paralelo ao desenvolvimento do modo de privacidade avançada, o WhatsApp também iniciou testes para expandir o tempo limite de vídeos no status. Atualmente, os vídeos no status são limitados a um minuto. Com a nova atualização, esse limite será estendido para um minuto e meio.

Leia mais:
Assim como o modo de privacidade avançada, a novidade está sendo implementada gradualmente e está disponível somente para usuários do WhatsApp Beta para Android. Ainda não há previsão para a funcionalidade ser liberada para todos os usuários.
Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.