Há duas opções para recuperar a conta na PlayStation Network (PSN). A primeira é redefinir a senha usando o e-mail associado à conta por meio do site oficial da Sony e receber um link para cadastrar uma nova credencial e voltar a usar o serviço.
Caso não lembre o e-mail vinculado a PSN, o PlayStation oferece um suporte para auxiliar na recuperação. É necessário entrar em contato com a equipe via chat e fornecer algumas informações para comprovar sua identidade e titularidade da conta.
Confira o passo a passo para recuperar a conta na PSN.
Índice
- Como recuperar uma conta na PSN pelo e-mail
- 1. Acesse o site da Sony Entertainment
- 2. Clique em “Problemas ao iniciar uma sessão?”
- 3. Selecione a opção “Redefinir sua senha”
- 4. Informe seu e-mail de acesso da PSN
- 5. Abra o e-mail da Sony com o link de recuperação de conta
- 6. Escolha um dos métodos de verificação da conta
- 7. Crie uma senha para realizar a recuperação da conta da PSN
- Como recuperar uma conta na PSN sem ter acesso ao e-mail cadastrado
- Por que não consigo recuperar uma conta na PSN?
Como recuperar uma conta na PSN pelo e-mail
1. Acesse o site da Sony Entertainment
Use o navegador do seu PC ou celular para acessar id.sonyentertainmentnetwork.com/signin, a página de login dos serviços do grupo Sony, como a PSN.

2. Clique em “Problemas ao iniciar uma sessão?”
Clique em “Problemas ao iniciar uma sessão?”, embaixo do campo de credenciais, para ver as opções para recuperar sua conta.

3. Selecione a opção “Redefinir sua senha”
Clique em “Redefinir sua senha” para abrir a página de recuperação da conta da PSN.

4. Informe seu e-mail de acesso da PSN
No campo “ID de início de sessão”, digite o e-mail que você usa para acessar a conta da PSN. Em seguida, clique em “Enviar link” para receber uma mensagem para redefinição de senha no e-mail cadastrado.

5. Abra o e-mail da Sony com o link de recuperação de conta
Acesse o e-mail vinculado à conta da PSN e abra a mensagem enviada pela Sony. Então, clique em “Recuperar sua conta” para avançar.
Dica: caso o e-mail da Sony não apareça na sua caixa de entrada, verifique a pasta de Spam.

6. Escolha um dos métodos de verificação da conta
Ao abrir o link, escolha uma das formas de verificação da conta:
- Telefone celular: receba um SMS com um código de verificação no celular cadastrado na sua conta;
- Pergunta de segurança: responda à pergunta de segurança que você cadastrou na conta da PSN;
- Data de nascimento: informe a data de nascimento conforme cadastrado nos dados da sua conta.
Em seguida, clique no botão “Continuar” para avançar para a página de verificação.

7. Crie uma senha para realizar a recuperação da conta da PSN
Após a verificação, clique em “Criar uma senha”. Em seguida, cadastre uma nova senha para completar o processo de recuperar a conta na PlayStation Network.

Como recuperar uma conta na PSN sem ter acesso ao e-mail cadastrado
1. Clique em “Conta e segurança” na página de suporte da PlayStation
Use o navegador do seu PC ou celular para acessar playstation.com/pt-br/support, a página oficial de suporte do PlayStation. Na seção “No que você precisa de ajuda?”, clique no botão “Conta e segurança” para abrir mais opções.

2. Selecione “Redefinir senha e recuperar minha conta”
Na nova lista de opções, clique em “Redefinir senha e recuperar minha conta” para continuar.
Importante: a opção pode aparecer como “Recuperação de conta” ao acessar a versão mobile do site.

3. Abra a opção “Bate-Papo” com o suporte
Desça a tela de informações até o final e clique no botão “Bate-papo” para conversar com a equipe de suporte do PlayStation.
Dica: na versão mobile, você pode encontrar a opção “Entre em contato com suporte do PlayStation”.

4. Clique em “Agente disponível”
Clique no botão azul “Agente disponível”, no canto inferior direito da tela, para abrir o chat com o suporte.

5. Inicie a conversa com o suporte do PlayStation
Insira seu nome e sobrenome e clique em “Iniciar conversa” para falar com o suporte. Para a recuperação da conta sem e-mail é importante saber os seguintes dados:
- Nome de usuário da PSN (ID online);
- Data de nascimento;
- Dados de uma transação recente (número do pedido, conteúdo adquirido, preço, data da compra, os últimos dígitos do cartão usado).
Então, siga as instruções do suporte para concluir a recuperação da conta da PSN sem e-mail.

Por que não consigo recuperar uma conta na PSN?
Há alguns pontos que podem impedir você de recuperar uma conta na PSN:
- Dados de login incorretos: verifique se o endereço de e-mail que você está usando para a recuperação está correto e associado à sua conta na PSN. Qualquer erro de digitação pode impedir o envio do link de redefinição;
- Informações de segurança desatualizadas: se você não tiver acesso ao número de telefone associado à conta ou não lembrar os dados solicitados (pergunta de segurança ou data de nascimento), a recuperação pode ser mais difícil. Por isso, é importante manter as informações de segurança sempre atualizadas;
- Conta inativa ou excluída: contas que foram excluídas ou permaneceram inativas por um longo período não podem ser recuperadas pelos métodos padrão. Será preciso entrar em contato com o suporte para verificar a possibilidade de recuperação;
- Excesso de tentativas falhas: por segurança, a conta pode ser bloqueada temporariamente se você tentar acessar sua conta múltiplas vezes com informações incorretas na verificação. Aguarde algumas horas antes de tentar novamente;
- Problemas técnicos do sistema: os servidores da PSN podem estar passando por uma instabilidade ou em manutenção, impedindo a recuperação de contas. Tente realizar a ação mais tarde;
- Suspensão da conta: se a conta foi suspensa ou banida por violar os Termos de Serviço da PSN, não dá para recuperar pelos métodos tradicionais. Você terá que entrar em contato com o suporte para entender o motivo e, se possível, contestar a suspensão.
Dá para recuperar a conta da PSN pelo ID online?
Não é possível usar o ID online para recuperar diretamente a conta da PSN, mas ele é crucial para o suporte do PlayStation identificar seu perfil ao tentar reaver o acesso. Vale dizer que o ID online é o nome de usuário exclusivo usado para jogar online no PS4 ou PS5.
Posso recuperar uma conta banida ou suspensa na PSN?
Em geral, as suspensões e banimentos na PSN são permanentes. As exceções são aplicadas apenas em casos de erros da própria Sony, onde é possível contestar via suporte para tentar a recuperação.
Em outras situações, o jogador precisará criar uma nova conta na PSN para continuar acessando os serviços. É importante lembrar que todo o conteúdo digital adquirido na conta banida, como jogos e conquistas, não poderá ser transferido para a nova conta.
Como recuperar uma conta na PlayStation Network (PSN)