O longa-metragem Thunderbolts, novo lançamento da Marvel, chegou de fininho, mas está se tornando um dos filmes mais amados dos fãs do MCU. A produção teve uma ótima recepção da crítica e, além disso, traz uma grande conexão com outro grupo amado por fãs de quadrinhos: o Quarteto Fantástico.
Além de contar a história do grupo de anti-heróis com Yelena Belova, Soldado Invernal e outros grandes nomes, o filme também traz conexões importantes com a família de Reed Richards e o futuro da Marvel nos cinemas. Agora, finalmente temos pistas de como o Quarteto Fantástico será integrado ao MCU.
Quer saber mais? Então confira mais detalhes sobre o assunto a seguir, com spoilers de Thunderbolts e suas cenas pós-créditos, bem como teorias sobre Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.
Quarteto Fantástico está vindo de outra dimensão
O filme Thunderbolts chega ao fim com duas cenas pós-créditos que marcam uma peça importante do futuro do MCU: a criação dos Novos Vingadores. A primeira cena extra faz uma brincadeira com o grupo tentando ser aceito como protetores da Terra, mas a segunda traz conexões ainda maiores com o universo cinematográfico, e com o Quarteto Fantástico.
Após 14 meses dos eventos de Thunderbolts, o grupo dos Novos Vingadores recebe o alerta que uma nave “extra-dimensional” não identificada foi vista no espaço próximo da Terra. A câmera, então, nos mostra que a embarcação conta com o logo do Quarteto Fantástico, que receberá um filme em julho.
Enquanto os detalhes são poucos, a cena já traz uma informação importante: o filme do Quarteto Fantástico realmente se passa em outra dimensão, e de alguma forma os personagens vêm parar na linha do tempo principal do MCU. A grande questão que fica é: por qual motivo?
Terra do Quarteto Fantástico pode ter destino catastrófico
O filme do Quarteto Fantástico se passa em um universo retrofuturista e acompanha o grupo de heróis enfrentando a ameaça de Galactus, o devorador de planetas da Marvel. Uma das prévias mais recentes do longa mostrou a Surfista Prateada, interpretada pela talentosa Julia Garner, avisando os heróis que seu mundo estava destinado à morte.
Além de mostrar a relação familiar entre Reed, Sue, Johnny Storm e Ben Grimm, o longa deve acompanhar uma batalha intensa entre o Quarteto Fantástico e Galactus tentando proteger a sua versão da Terra. O final de Thunderbolts, no entanto, aponta para um destino catastrófico.
Teorias sobre Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
O final de Thunderbolts mostra que o Quarteto Fantástico foi teleportado para a dimensão do MCU, o que abre portas para múltiplas teorias sobre o que vai acontecer no filme. Um dos possíveis desfechos seria a aniquilação da Terra desse universo paralelo por Galactus, obrigando os heróis a buscarem refúgio em outra dimensão.
No entanto, considerando os padrões do MCU e das histórias em quadrinhos, talvez o roteiro chegue a uma solução mais pacífica. Quem sabe, a única forma dos heróis salvarem a Terra de Galactus seja tomando medidas drásticas, como abandonar a própria dimensão, onde eram amados por todos.
Outra possibilidade é que o grupo de heróis consiga derrotar o grande vilão, mas veja que isso não é suficiente para proteger a todos. Com isso, usando todo o intelecto de Reed Richards e o poder da família, o grupo encontra uma forma de viajar entre dimensões e avisar outros heróis sobre os perigos que se escondem na galáxia.
Não é a primeira vez que vemos uma “mudança de dimensão”
Vale ressaltar que esta não será a primeira vez que veremos personagens famosos mudando de dimensão e universo dentro do MCU. Na verdade, depois de Deadpool & Wolverine, esse tipo de viagem já virou comum.
As viagens entre dimensões permitiram cenas icônicas do MCU, como o encontro de três gerações do Homem Aranha no filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. O já mencionado Deadpool também utiliza do artifício para muitas piadas e trocadilhos em seu filme solo mais recente.

No entanto, a cena de Thunderbolts traz uma diferença interessante. Enquanto as viagens dimensionais do MCU costumam ser centradas no uso de magia, o Quarteto Fantástico finalmente deve aplicar ciência para realizar o salto entre universos. Afinal, todos aqueles takes do Pedro Pascal em frente a um quadro gigante querem mostrar que Reed Richards é muito inteligente, não é mesmo?
O começo de Vingadores Doomsday
Seja com magia ou tecnologia, com tragédia ou vitória, uma coisa é certa: O Quarteto Fantástico já está com a estrada aberta para o MCU com a cena pós-créditos de Thunderbolts. E, com isso, também temos os primeiros passos para o próximo grande “filme-evento” da Marvel: Vingadores Doomsday.
Com um elenco gigantesco, o longa-metragem marca o retorno do ator Robert Downey Jr ao universo da Marvel, mas com um diferencial: ao invés de dar vida ao já falecido Homem de Ferro, ele interpretará o vilão Doutor Destino, famoso antagonista do Quarteto Fantástico.

Ainda não está claro como Destino chegará ao MCU e como será a sua batalha com os heróis da família fantástica. Ainda assim, com os heróis chegando na cena pós-créditos de Thunderbolts, é fácil assumir que Reed e seus parceiros vão se unir com Yelena, Bucky Barnes e os Novos Vingadores.
Resta agora aguardar até dia 25 de julho, quando Quarteto Fantástico estreia nos cinemas. Vingadores Doomsday, por outro lado, ainda demora: o longa está previsto para maio de 2026, com sua sequência, Guerras Secretas, marcada para o mesmo mês do ano seguinte.
E aí, ansioso para o futuro do MCU?