ChatGPT, inteligência artificial da OpenAI, vai personalizar respostas considerando o que os usuários já compartilhou em conversas; saiba quem pode testar o novo recurso O ChatGPT terá um novo recurso chamado “memórias de referência salvas”. A OpenAI anunciou a função nesta quinta-feira (10). Com a funcionalidade, o chatbot de inteligência artificial (IA) vai personalizar as respostas que oferece aos usuários considerando os dados que a pessoa já compartilhou em conversas anteriores. Dessa forma, a empresa espera que a interação fique mais fluida, já que o internauta não terá que repetir informações. Porém, a nova função só será disponibilizada para assinantes dos planos ChatGPT Pro e Plus. A seguir, saiba mais detalhes sobre a função nova do ChatGPT.
🔎 Prompt ‘secreto’ revela o que o ChatGPT sabe sobre você; confira
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
ChatGPT terá nova função de memória para personalizar respostas, diz OpenAI; entenda a novidade
Mariana Saguias/TechTudo
📝Como usar o ChatGPT para melhorar a produtividade no trabalho? Veja no Fórum do TechTudo
Segundo a OpenAI, o recurso ficará disponível nas configurações do ChatGPT e pretende tornar as interações mais relevantes para os usuários, seja na geração de texto, voz ou imagem. A empresa anunciou que a função será lançada em primeira mão para quem possui os planos pagos ChatGPT Pro e Plus — menos para os assinantes que estão no Reino Unido, União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, já que esse locais possuem uma regulamentação específica que deve ser analisada. Por enquanto, usuários do plano gratuito não poderão usar o recurso.
Com a nova funcionalidade de memória, a OpenAI vai coletar mais informações dos usuários. No entanto, será possível desativar o recurso nas configurações do ChatGPT e gerenciar o histórico de memórias salvas pelo chatbot. Assim, os usuários poderão ter controle das informações que querem ou não compartilhar com a ferramenta de IA.
A OpenAI explicou que usuários podem perguntar para o ChatGPT o que ele se lembra ou criar um chat temporário para que as informações não sejam armazenadas. A OpenAI já havia feito uma atualização para o chatbot poder lembrar ou esquecer determinadas informações, caso o usuário fizesse essa solicitação. Com o novo recurso, esse processo vai se tornar ainda mais fluido e natural.
O Google anunciou uma mudança semelhante no Gemini Google, o chatbot de IA da empresa, concorrente do ChatGPT. Em fevereiro de 2025, a big tech anunciou que o Gemini poderia personalizar interações ao relembrar e acessar o conteúdo de conversas antigas. A função foi disponibilizada para assinantes do Google One AI Premium. Além disso, o Microsoft Copilot também recebeu uma atualização semelhante. Agora, a ferramenta consegue memorizar gostos, interesses e detalhes da vida pessoal do usuário para oferecer uma assistência individualizada e que se adequa a diferentes perfis.
Com informações de TechCrunch (1 e 2)
Mais do TechTudo
Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês
3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês