Autoridades da REN (Redes Energéticas Nacionais), responsável pela distribuição de energia em Portugal, negaram que a queda de energia na Europa tenha ocorrido por causa de um “fenômeno atmosférico”.
“Essa notícia é fake news. Está nos causando uma dor de cabeça realmente muito grande”, disse o porta-voz da REN, Bruno Silva, ao jornal norte-americano New York Times, segundo O Globo.
Até o momento, a REN afirma apenas que o apagão ocorreu devido a uma interrupção na rede elétrica local. Vale notar que, algumas horas após diversos municípios ficarem às escuras, boa parte já teve a eletricidade restabelecida.
Europa sem luz
Parte de Portugal ficou sem luz na manhã desta segunda-feira (28). A falta de energia afeta telecomunicações, comércios e sinalização de trânsito. Regiões da Itália, França, Bélgica, Alemanha e Espanha também ficaram sem energia elétrica.
Por enquanto, não foi descoberta a causa do apagão. A operadora espanhola Red Electrica trabalha para restabelecer a energia.
Foi ciberataque que derrubou a energia?
Não é possível afirmar que um ciberataque derrubou a energia elétrica na Europa e a União Europeia negou um possível ataque. Mas, como essa informação joga luz sobre o tema, o TecMundo explorou o cenário.