Assassin’s Creed Shadows bateu um senhor “home run” nos EUA – Meio Bit

Embora não sejam tão populares quanto Madden NFL, novas iterações de franquias consagradas de beisebol e wrestling conseguem liderar ou ficar no Top 5 no ranking dos jogos mais lucrativos dos Estados Unidos no mês de estreia. É por isso que o tio Laguna vê como grata surpresa Assassin’s Creed Shadows liderar em um mês onde MLB The Show 25 e WWE 2K25 foram lançados.

Nos EUA, tacos de beisebol combinariam com Assassin’s Creed Shadows? (crédito: Xbox)

Confiramos abaixo os números de março no segundo maior mercado de games do mundo e o maior de consoles, oficialmente. O período apurado foram as cinco semanas entre 02 de março a 05 de abril de 2025.

ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS
Período → março (2024) março (2025) Diferença
Software: jogos, assinaturas, MTX e DLCs
(inclui consoles, PC, VR e mobile)
US$ 4,336 bilhões US$ 4,164 bilhões – 4%
Hardware US$ 382 milhões US$ 286 milhões – 25%
Acessórios US$ 267 milhões US$ 238 milhões – 11%
TOTAL: US$ 4,985 bilhões US$ 4,689 bilhões – 6%

·
Lá nos EUA as vendas de conteúdo em games seguiu com tendência de queda. O conteúdo dos consoles, por exemplo, só não caiu ainda mais pois houve crescimento de 12% nos downloads de conteúdo digital premium.

Também houve 11% de crescimento em assinaturas de serviços de games não-mobile em relação a março de 2024. Resumindo: o segmento de software teve queda de 6% em março de 2025. Nesse setor os games mobile tiveram ligeira queda (– 6%).

De acordo com o Sensor Tower, a arrecadação dos jogos de celular teve como Top 5 em março os seguintes títulos: Monopoly GO!, Royal Match, Candy Crush Saga, Last War: Survival e Whiteout Survival.

Embora a arrecadação de Pokémon GO tenha crescido 42% graças aos evento Unova Tour, o game da Niantic ficou em sexto na arrecadação mobile. Já o crescimento de 12% do Candy Crush Saga fez este ultrapassar Last War: Survival, jogo mobile cuja arrecadação cresceu apenas 1,6% em relação a março de 2024.

ARRECADAÇÃO ACUMULADA (VAREJO EUA)
Período → janeiro a março
2024
janeiro a março
2025
Diferença
Software: jogos, assinaturas, MTX e DLCs
(inclui consoles, PC, VR e mobile)
US$ 13,235 bilhões US$ 12,310 bilhões – 7%
Hardware US$ 1,094 bilhão US$ 747 milhões – 32%
Acessórios US$ 772 milhões US$ 652 milhões – 16%
TOTAL: US$ 15,102 bilhões US$ 13,709 bilhões – 9%

·
No acumulado do ano, a arrecadação com hardware terminou o primeiro trimestre de 2025 com senhora queda de 32% em relação ao primeiro trimestre de 2024. No acumulado do trimestre a arrecadação dos acessórios caiu 16% e o acessório mais vendido foi o controle Dual Sense preto do PS5.

Vejamos a seguir o ranking de jogos que mais venderam nos dias entre 02 de março a 05 de abril de 2025, de acordo com o Circana, empresa de pesquisa de mercado resultante da fusão entre NPD Group e Information Resources Inc (IRI):

Ranking de vendas nos Estados Unidos em março de 2025

Os dados do Circana (antigo NPD) consideram não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live.

  1. Assassin’s Creed Shadows;
  2. MLB The Show 25^;
  3. Monster Hunter Wilds;
  4. WWE 2K25;
  5. Split Fiction;
  6. Call of Duty: Black Ops 6;
  7. PGA Tour 2K25 (2023);
  8. NBA 2K25;
  9. Bleach: Rebirth of Souls;
  10. Kingdom Come: Deliverance II.

^ vendas digitais na Nintendo eShop e Xbox não inclusas.

Assassin’s Creed Shadows foi o jogo mais vendido em março nos EUA e já estreia como segundo jogo mais vendido de 2025, perdendo apenas para Monster Hunter Wilds. Poderia ter ultrapassado se a Ubisoft tivesse feito na América do Norte uma divulgação do jogo tão boa quanto no Brasil.

Falando sério: em termos de arrecadação, Assassin’s Creed Shadows liderou no Xbox Series e foi vice-líder no PlayStation e Steam. É a terceira melhor estreia da franquia da Ubisoft nos EUA, atrás somente da estreia de Assassin’s Creed III e Assassin’s Creed Valhalla.

MLB The Show 25 foi o segundo jogo mais vendido de março e liderou a arrecadação no PlayStation. Em termos de arrecadação, conseguiu crescer 23% em relação ao MLB The Show 24 na estreia deste em março de 2024.

Embora na prática quem venda mais cópias são quase os mesmos medalhões de sempre, de vez em quando boa parte do público gamer prefere experimentar novas experiências. Foi o caso do Split Fiction, presente no Top 5.

Quanto ao hardware, a arrecadação do PlayStation 5 caiu 26% em relação a março de 2024, embora tenha liderado em arrecadação e vendas. Os consoles Xbox Series X|S foram vice-líderes em arrecadação e vendas. Já a Nintendo sofre com o anúncio do Switch 2: em terceiro, as vendas do Switch 1 caíram 37% em relação a março de 2024.

Digital only SKUs have accounted for 75% of Xbox Series and 50% of PlayStation 5 hardware units sold year-to-date.

— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) April 23, 2025 at 10:02 AM

Segundo Mat Piscatella, analista do Circana, 50% dos consoles PlayStation 5 e 75% dos consoles Xbox Series vendidos em 2025 foram versões digitais, sem leitor óptico de mídia física.

VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS (2025)
Plataforma dezembro (2024) janeiro fevereiro março
PlayStation 5 1.400.000 unid 245.000 unid 300.000 unid líder
em vendas e
arrecadação
Xbox Series X|S 550.000 unid 120.000 unid 155.000 unid vice-líder
em vendas e
arrecadação
Nintendo Switch 850.000 unid 130.000 unid 135.000 unid terceiro
lugar

·
Os números acima são as estimativas mais confiáveis segundo diversos vazamentos contidos nas fontes abaixo, consultadas pelo tio Laguna.

Fontes: Circana (antigo NPD) via Games Industry, IGN US, Install Base e Venture Beat.

Leia também:


Rolar para cima