Resumo
- Apple deve lançar ainda este ano um recurso de tradução em tempo real nos AirPods.
- A novidade será associada ao iOS 19, com funcionalidades semelhantes às dos Galaxy Buds e Pixel Buds.
- O iOS 19, iPadOS 19 e macOS 16, previstos para este ano, deverão trazer grandes mudanças de design, com foco em uma uniformidade visual inspirada no VisionOS.
A Apple pretende lançar ainda neste ano o recurso de tradução de conversas em tempo real nos AirPods. Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg especialista em Apple, a big tech lançará o recurso em uma atualização de software dos seus fones de ouvido. A fonte ouvida por Gurman afirma que a novidade está ligada ao iOS 19, próxima geração do sistema operacional do iPhone.
Como funcionará a tradução em tempo real dos AirPods?
O recurso dos AirPods captará o áudio de uma pessoa e traduzirá para o usuário do fone de ouvido. Essa tecnologia não tem grande segredo e já está presente em dispositivos de concorrentes, como o Pixel Buds e Galaxy Buds. Ele poderá ser usado em conversas entre duas ou mais pessoas.

Como sugere a fonte de Gurman, o recurso estará ligado ao iOS 19, que deve trazer também novas ferramentas para o Apple Intelligence, a ferramenta de IA da big tech. No caso da Samsung, o Galaxy Buds 3 e 3 Pro contam com esse recurso graças ao Galaxy AI.
No Galaxy Buds e Pixel Buds, os usuários podem conversar entre si em português e inglês, por exemplo. O falante de português terá sua fala traduzida para inglês para o outro e vice-versa. O processamento da tradução é feito pelo aplicativo no celular, algo que deve ser repetido no iPhone.
A Bloomberg também relatou que a Apple quer aprimorar a tecnologia de tradução no iOS 19. Isso pode significar melhorias para o app Traduzir da big tech. Possíveis novidades sobre isso devem ser apresentadas no WWDC 2025, evento da Apple para desenvolvedores que costuma ocorrer em junho.
iOS 19 pode ter grande mudança no visual

Na terça-feira (11/03), Gurman também publicou que a Apple prepara uma grande mudança de design no iOS 19, assim como no iPadOS 19 e macOS 16. Segundo o jornalista, ouvindo fontes da empresa, os novos sistemas operacionais trarão novos ícones, botões, menus, aplicativos e janelas. Novidades sobre isso, assim como a tradução em tempo real, devem ser apresentadas no WWDC 2025.
A ideia é que o visual desses três sistemas fiquem mais uniformes. Assim ela eliminará algumas inconsistências entre eles, como casos de ícones diferentes para aplicativos comuns ao iPhone, iPad e Macs. O VisionOS, sistema operacional do Apple Vision Pro, é cotado como a base do novo design. Ele possui ícones em formato circular.
Com informações de Bloomberg