Universidade dos EUA usa IA brasileira que tira dúvidas de alunos; saiba qual

A Metropolitan University of Science and Technology (MUST), da Flórida, nos Estados Unidos, adotou uma inteligência artificial brasileira como ferramenta para auxiliar os alunos da instituição. Emy, IA criada pela Cubos Academy, é totalmente focada na educação, com capacidade de acompanhar e tirar dúvidas dos estudantes 24 horas por dia, com base no conteúdo da universidade. A ferramenta serve como um suporte aos professores e usa fontes indicadas pela própria instituição de ensino, oferecendo respostas mais precisas. Nas linhas abaixo, saiba mais sobre a ferramenta.

🔎NotebookLM: 5 motivos para testar a IA do Google perfeita para estudantes
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Emy, inteligência artificial brasileira focada em educação, foi integrada à MUST University — Foto: Divulgação/Emy

Emy é uma inteligência artificial criada pela empresa brasileira Cubos Academy, e já tem mais de 100 mil alunos no Brasil e no mundo. A partir de agora, a tecnologia também estará disponível para os alunos da MUST University, nos Estados Unidos. Vale destacar que um dos principais destaques desta IA em comparação com outros chatbots, como ChatGPT e Gemini Google, é que ela consegue ver e ouvir o que o aluno está estudando no momento da aula online. A plataforma compreende o conteúdo da tela e o contexto da aula. Assim, dá respostas e recomenda materiais assertivamente, sem precisar de contexto.

Como a Emy acompanha a aula com o aluno, ela entende perguntas como: “O que significa este código que aparece na minha tela?”, mesmo que o usuário não explique qual é o código e onde ele está localizado. Além disso, a IA ainda elabora e sugere perguntas ao final da aula, visando auxiliar o estudante a fixar o conteúdo. Segundo dados da Cubos Academy, a IA tem 97% de aprovação dos alunos e mais de 850 mil perguntas respondidas.

“Ouvimos estudantes. Sabemos que há quem busca respostas nos buscadores, fora dos ambientes da universidade, seja por vergonha de perguntar ao professor ou por estudarem em um horário em que o professor não está disponível. As respostas da Emy são baseadas no próprio conteúdo das universidades, o aluno aprende de uma base de informações confiáveis, em tempo real”, explica José Messias Junior, CEO da Cubos Academy.

Ele complementa: “A IA tem uma particularidade provocativa, estimulando os estudantes a pensarem em outras questões além da dúvida inicial. Isso é uma configuração de “personalidade” possível na Emy, que fica a cargo da instituição de ensino”.

Estudar à distância pode ficar mais fácil com a ajuda de IA — Foto: Divulgação/Creative Commons
Estudar à distância pode ficar mais fácil com a ajuda de IA — Foto: Divulgação/Creative Commons

A MUST University acredita que o uso de chatbots de IA no ensino à distância é uma maneira de superar barreiras no processo educacional. Isso porque a tecnologia traz vantagens para as instituições de ensino, ao mesmo tempo em que engaja os estudantes.

“Entendemos que cada pessoa tem um estilo de aprendizado único. Apenas vídeos e exercícios nem sempre são suficientes para garantir a compreensão completa do conteúdo. Com IA, conseguimos proporcionar uma experiência educacional ainda mais adaptável, permitindo que cada aluno estude no seu próprio ritmo”, destaca Giulianna C. Meneghello, presidente da MUST University.

Com informações de Cubos Academy e Emy.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Rolar para cima