12 filmes que ficam melhores quando você assiste pela segunda vez

Produções de enredo complexo como A Chegada, Oldboy e Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo são cheios de enigmas e extravagâncias que podem confundir o espectador logo de cara Alguns filmes ficam ainda melhores quando são assistidos mais e uma vez e talvez a maior das facilidades de plataformas como Netflix, Max (antiga HBO Max) , Apple TV+ é permitir que o espectador veja mais de uma vez longas complexos para entender logo de cara. Títulos como A Chegada (2016), Oldboy (2003) e Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (2022) são exemplos de produções que podem confudir a cabeça mas que, ao assistir novamente, o público consegue entender melhor os detalhes escondidos e as referências.
Para saber onde rever essas atrações, o TechTudo elencou uma lista com 12 filmes que valem a pena serem vistos mais de uma vez. Em cada item há informações sobre elenco, enredo e notas do público e imprensa. Veja, a seguir, mais detalhes sobre as obras.
🎬 12 filmes aclamados, mas que você não entende nem se assistir mil vezes
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Oldboy adapta o mangá homônimo escrito por Garon Tsuchiya
Reprodução/The Movie Database
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Assista e reassista todos esses filmes que estão disponíveis no streaming e aluguel.
A Chegada (2016)
Garota Exemplar (2015)
Pulp Fiction: Tempos de Violência (1994)
Interestelar (2014)
Ghost in the Shell: O Fantasma do Passado (1995)
Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (2022)
Entre Facas e Segredos (2023)
Boa Noite, Mamãe (2014)
Cidade dos Sonhos (2001)
Oldboy (2003)
Corra! (2017)
1. A Chegada (2016)
Reassistir as obras de Denis Villeneuve (Duna) é se impressionar com os detalhes densos que o cineasta canadense sempre imprime em suas obras. No caso de A Chegada, Villeneuve narra uma história que vai além do sci-fi básico para aprofundar temas existenciais. O longa presente no Amazon Prime Video conta com o elenco formado por Amy Adams (Desencantada), Forest Whitaker (Godfather of Harlem), Jeremy Renner (Terra Selvagem), Michael Stuhlbarg (Me Chame Pelo Seu Nome), Tzi Ma (A Hora do Rush), entre outros.
Na trama, uma estranha nave alienígena aterrissa na Terra emitindo códigos indecifráveis. Para avaliar o real conteúdo dessas mensagens, a Dra. Louise Banks (Adams), especialista em linguística, é solicitada para fazer a tradução dessas mensagens junto com o físico Ian Donnelly (Renner). O que a cientista não esperava é que os códigos estivessem direcionados para sua própria vida. A Chegada recebeu aprovação com selo “fresh” de 93% no Rotten Tomatoes entre a crítica e nota 7,9 no IMDb entrre o público.
Em A Chegada, a ficção científica reflete sobre as escolhas que são capazes de mudar percepções
Divulgação/IMDb
2. Garota Exemplar (2015)
Outro diretor que vale a pena reassistir (muito por conta das reviravoltas de roteiro em suas obras) é David Fincher (Clube da Luta). Em Garota Exemplar, o diretor adapta o romance homônimo de Gillian Flynn, que mostra o desaparecimento da mãe de família Amy. Seu marido, o professor de redação Nick Dunne, engata uma busca midiática pela esposa. Mas o que ele não esperava é ser considerado pela polícia o principal suspeito pelo crime, muito por conta de sua turbulenta relação com a esposa.
Presente no Disney+, Garota Exemplar é o tipo de filme que vai te surpreender na primeira vez, fazendo com que você reassista para pegar todos os detalhes que passaram despercebidos antes. Ben Affleck (A Grande Virada), Rosamund Pike (Saltburn), Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e Carrie Coon (Ghostbusters: Mais Além) integram o elenco principal.O título conquistou conquistou 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes (com selo “fresh”) e nota de 8,1 no IMDb.
Ben Affleck protagoniza Garota Exemplar como o professor Nick Dunne, que procura pela esposa Amy, interpretada por Rosamund Pike
Reprodução/20th Century Fox
3. Pulp Fiction: Tempos de Violência (1994)
Após uma estreia bem-sucedida no universo do cinema com Cães de Aluguel (1992), Quentin Tarantino emplacou dois anos depois Pulp Fiction, um sucesso atemporal de público e crítica muito marcado pela trilha sonora e a narrativa não linear. No enredo, vemos diferentes histórias que se cruzam a partir de uma maleta roubada: um boxeador que foge de um chefão criminoso e dois capangas que estão no encalço da maleta, sendo que um deles quer sair da vida do crime e o outro se mete numa enrascada com a mulher do patrão.
Do vasto elenco do filme, se destacam John Travolta (Grease), Samuel L. Jackson (Invasão Secreta), Uma Thurman (Kill Bill), Harvey Keitel (Taxi Drive) e Tim Roth (She-Hulk). No Mercado Play, você pode assistir o filme de graça com anúncios. As médias no IMDb e Rotten Tomatoes são de 8,9 e 92%, respectivamente.
Pulp Fiction foi indicado a dez categorias do Oscar, tendo vencido a de Melhor Roteiro Original para Quentin Tarantino e Roger Avary
Reprodução/IMDb
4. Interestelar (2014)
A obra espacial do diretor Christopher Nolan (Oppenheimer) pode dar um nó na cabeça dos mais leigos em física e astronomia. Por isso, reassistir esse filme na Max (antigo HBO Max) após estudar um pouco sobre essas áreas pode ser esclarecedor. O enredo se passa numa Terra quase infértil. Após a NASA descobrir um buraco de minhoca que pode ser um portal para novos planetas habitáveis, o ex-piloto Copper precisa deixar sua família na Terra para embarcar na exploração e encontrar uma salvação para toda a humanidade.
Matthew McConaughey (Clube de Compras em Dallas), Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), Jessica Chastain (O Enfermeiro da Noite), Timothée Chalamet (Duna), Michael Caine (Despedida em Grande Estilo) são alguns dos principais nomes do elenco. Interestelar possui nota 8,7 no IMDb e aprovação de 73% no Rotten Tomatoes (certificado “fresh”).
Interestelar (2014) é um dos grandes títulos de Christopher Nolan
Divulgação/IMDb
5. Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro (1995)
Filmes animados também são capazes de oferecer narrativas intricadas e cheio de reflexões. É o casdo de Ghost in the Shell, filme de Mamoru Oshii (Angel’s Egg) baseado no mangá de Masamune Shirow que vai fazer o espectador assistir e refletir em diversos momentos. Em um futuro altamente tecnológico onde os implantes cibernéticos são comuns entre os humanos, um criminoso chamado Puppet Master passa a controlar pessoas diferentes para que elas cometam crimes hediondos.
Para capturar o hacker, Major Motoko, policial líder do Esquadrão Shell, é convocada para capturar Puppet Master. No entanto, os crimes fazem Motoko refletir profundamente sobre o que sobrou de sua humanidade após tantos implantes. Presente na Netflix, a versão nacional de Ghost in the Shell conta com a dublagem de Noeli Santisteban (Goku em Dragon Ball), Guilherme Lopes (Mr. Satan em Dragon Ball Z), Sérgio Galvão (Terry Silver em Karate Kid 3) e Luiz Antônio Lobue (Piccolo em Dragon Ball Z). O longa recebeu 95% de aprovação no RT (selo “fresh”) e nota 7,9 no IMDb.
Ghost in The Shell é animação japonesa, disponível na Netflix
Reprodução/IMDb
6. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Blade Runner se tornou um marco da ficção científica ao apresentar uma dualidade entre existência natural e artificial mediada pela biotecnologia. É também conhecido por ter diferentes cortes de cinema, o que pode causar confusão em quem está assistindo pela primeira vez. A versão definitiva do filme pode ser alugada no Amazon Prime Video e YouTube. Com Ridley Scott na direção (Gladiador), o longa é estrelado por Harisson Ford (franquia Indiana Jones), Sean Young (Duna de 1984) e Rutger Hauer (A Morte Pede Carona).
No ano de 2019, humanos ciborgues conhecidos como “replicantes” são usados em serviços braçais em colônias fora da Terra. A diferença deles para os humanos é a vida limitada de apenas quatro anos. Buscando estender o prazo, três replicantes chegam na Terra em busca de longevidade. Mas seu ato de insubordinação faz com que Rick Deckart, um caçador de androides, seja convocado para exterminá-los. O filme tem aprovação de 89% no Rotten (selo “fresh”) e nota 8,1 no IMDb.
Blade Runner é considerado um dos melhores filmes de ficção científica já feitos
Reprodução/Warner Bros.
7. Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (2022)
O grande vencedor do Oscar de 2023 ainda causa confusão nos espectadores em meio a mistura de diferentes gêneros e a inserção de reflexões sobre a existência, múltiplos universos e escolhas que fazemos na vida.Com roteiro e direção de Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Um Cadáver Para Sobreviver) e protagonismo de Michelle Yeoh (A Noite das Bruxas), Jamie Lee Curtis (franquia Halloween) e Ke Huy Quan (Loki), o longa está no catálogo do Prime Video e Max.
Evelyn Wang (Yeoh) é uma imigrante chinesa dividida entre as atribulações familiares e os problemas de sua lavanderia com a receita federal. Durante uma audição do fisco, ela recebe a visita de uma versão alternativa de seu marido, Waymond (Quan), que diz que somente Evelyn pode parar com uma ameçada do multiverso chamada Jobu Tupaki. No IMDb e RT, o filme apresenta médias de 7,8 e 94% (selo “fresh”).
Michelle Yeoh da vida a protagonista Evelyn na trama multidimensional de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo –
Foto: Reprodução/The New Yorker
8. Entre Facas e Segredos (2023)
Escrito e dirigido por Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi), Entre Facas e Segredos é o típico filme de detetive que vai fazer você querer reassistir para encaixar todas as pistas deixadas de lado à primeira vista. Presente no Prime Video, a obra conta com um grande elenco formado por Daniel Craig (007: Cassino Royale), Chris Evans (Agente Oculto), Ana de Armas (Blade Runner 2049), Jamie Lee Curtis (Borderlands), Michael Shannon (Animais Noturnos), Toni Collete (O Sexto Sentido) e LaKeith Stanfield (Atlanta).
O escritor romancista policial Harlan Thrombey (Christopher Plummer) morre misteriosamente em sua mansão. O detetive Benoit Blanc (Craig) é chamado para investigar o caso. Aos poucos, Blanc vai conhecendo a real personalidade dos parentes de Thrombey, descobrindo uma extensa conspiração escondida por trás dos seus excêntricos costumes. Entre Facas e Segredos possui nota 7,9 no IMDb e aprovação de 79% no Rotten Tomatoes.
Entre Facas e Segredos pode ser assistido na Netflix e no Telecine
Reprodução/IMDb
9. Boa Noite, Mamãe (2014)
O filme austríaco dirigido pela dupla Severin Fiala e Veronika Franz (O Chalé) surpreendeu, mas também chocou, a audiência mundo afora com um suspense psicológico protagonizado e antagonizado por crianças. No enredo, dois irmãos gêmeos vão passar uma temporada na casa da mãe, uma apresentadora de TV que passou por uma cirurgia facial. Após o retorno dela para casa, os garotos ficam obcecados com a ideia de que a mulher em questão não é a mãe deles.
Ainda que estrelado em grande maioria por Susanne Wuest (Entardecer) e os irmãos Lukas e Elias Schwarz, Boa Noite, Mamãe consegue prender o público até a chegada de um plot twist que mudará toda a perspectiva do filme. O longa pode ser alugado no Prime Video, YouTube, Microsoft e Apple TV+. O longa apresenta aprovação de 85% no Rotten e nota 6,7 no IMDb.
Dois irmãos gêmeos desconfiam que a mulher que diz ser a mãe deles é uma farsante
Reprodução/The Movie Database
10. Cidade dos Sonhos (2001)
O penúltimo filme de David Lynch é, assim como a maioria das obras do diretor morto em janeiro desse ano, complicado demais para ser entendido logo de cara. Por isso, é sempre bom reassistir o longa após acompanhar as análises dos críticos mais “lynchianos” do cinema. O suspense é estrelado por Justin Theroux (The Leftovers), Naomi Watts (King Kong de 2005), Laura Harring (O Justiceiro), Ann Miller (Um Dia em Nova Iorque) e Robert Forster (Jackie Brown). O título está disponível no Prime Video.
Betty Elms (Watts) é uma atriz loira que chega à Hollywood destinada a ser uma grande artista de cinema. Porém, no meio do caminho ela conhece Rita (Harring), uma mulher que perde a memória após um acidente de carro. Juntas, elas tentam descobrir o que causou o acidente e a verdadeira identidade de Rita. O título recebeu da crítica aprovação de 84% no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb.
Cidade dos Sonhos é o penúltimo filme dirigido por David Lynch
Reprodução/The Movie Database
11. Oldboy (2003)
Considerado um dos melhores filmes coreanos modernos, Oldboy impacta não só com suas cenas de luta e ação, como também pela intensa reviravolta ao final do filme capaz de explodir a cabeça do público. O trabalho do diretor Park Chan-wook (A Criada) pode ser visto no Mubi e conta com o elenco de Choi Min-sik (A Próxima Aposta), Kang Hye-jung (Lady Vingança) e Yoo Ji-tae (Vigilante). entre público e crítica, o longa conseguiu nota 8,3 no IMDb e aprovação de 83% no Rotten Tomatoes..
Em 1988, o executivo Oh Dae-su (Min-sik) vai parar na delegacia por bebedeira justamente no dia do aniversário de quatro anos da filha. Porém, ele é raptado e mantido em cárcere privado em um estranho quarto de quitinete por 15 anos. Ao sair, Dae-su tenta descobrir o que motivou seu longo sequestro.
Oldboy é clássico sul-coreano, que ganhou remake nos Estados Unidos
Reprodução/IMDb
12. Corra! (2017)
A obra de estreia do cineasta Jordan Peele (Não, Não Olhe!) na direção e roteiro é tão cheia de simbologias antiracistas que é necessário mais de uma assistida no filme para compreendê-las. No enredo, o fotógrafo negro Chris Washington viaja para a casa dos pais de Rose Armitage, sua namorada branca. Inicialmente inseguro, o protagonista fica aliviado ao ser bem recepcionado no início. No entanto, Chris passa a desconfiar de certas atitudes sutilmente racistas da família.
Corra! está presente no catálogo do Globoplay e do Amazon Prime Video. No elenco estão presentes Daniel Kaluuya (Pantera Negra), Allison Williams (M3GAN), Catherine Keener (Os Incríveis 2), Bradley Whitford (West Wing) e LaKeith Stanfield. Além da aprovação de 98% no Rotten Tomatoes e da nota 7,8 no IMDb, Corra! recebeu quatro indicações ao Oscar, sendo vencedor na categoria Melhor Roteiro Original.
Corra! recebeu quatro indicações ao Oscar, sendo vencedor na categoria Melhor Roteiro Original
Reprodução/IMDb
Com informações de Collider, Movieweb, Screencrush e Screenrant (1, 2)
🎥 Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Mais do TechTudo
b
Initial plugin text

Rolar para cima