OpenAI quer que sua IA saiba “pedir ajuda” a outros modelos; entenda

Recurso inovador pode conectar modelo gratuito à nuvem da OpenAI para turbinar respostas complexas, com o auxílio de modelos mais potentes

Softbank passará a ser a segunda maior investidora da startup de IA (Imagem: Henry Franklin/Shutterstock)

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Pela primeira vez em cinco anos, a OpenAI se prepara para lançar um modelo de inteligência artificial completamente aberto – disponível gratuitamente, sem necessidade de API.

Previsto para os próximos meses, o modelo busca superar soluções abertas da Meta e da DeepSeek, tanto em desempenho quanto em recursos. E uma novidade inovadora neste modelo aberto parece ser um dos trunfos da startup.

O que é o recurso e como ele deve funcionar

  • Um diferencial importante, segundo fontes do TechCrunch, pode ser a capacidade do novo modelo local se conectar à nuvem da OpenAI para resolver tarefas mais complexas – um recurso chamado internamente de “transferência”.
  • Isso permitiria ao modelo aberto acionar APIs da empresa para acessar modelos mais potentes, aumentando significativamente seu poder computacional.
  • Inspirado por sugestões da comunidade e por sistemas híbridos como o Apple Intelligence, esse recurso pode atrair desenvolvedores de código aberto para o ecossistema da OpenAI e gerar receita adicional.
  • No entanto, ainda há incertezas sobre preços, limitações e a implementação final do modelo.
openAI
Empresa testa nova estratégia com modelo local que aciona APIs premium – Imagem: QubixStudio/Shutterstock

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O novo modelo está sendo treinado do zero e, embora deva ter desempenho inferior ao GPT-4 (o3), promete superar concorrentes como o R1 da DeepSeek em benchmarks específicos.

Modelos da OpenAI ainda alucinam mais do que deviam

Apesar dos esforços da OpenAI com investimentos robustos em seus modelos de IA para torná-los mais precisos, eles ainda não estão livres de fornecerem respostas equivocadas aos usuários.

Testes da OpenAI revelaram que o o3 alucina em 33% das vezes ao responder perguntas sobre pessoas no PersonQA, o benchmark interno da startup. Já o o4-mini foi ainda pior, “viajando” 48% da vezes. Leia mais sobre isso aqui.

Logo da OpenAI em um smartphone na horizontal
OpenAI aposta em IA híbrida com modelo aberto conectado à nuvem (Imagem: jackpress / Shutterstock.com)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.


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