“Porto de Gajinhas”, “Mato Grosso do Norte”, “Pernambuco em pé” — esses são alguns dos apelidos que brasileiros têm dado a Portugal em uma nova trend no TikTok. Vídeos virais publicados na plataforma e também no Instagram Reels fazem piada com o território português, tratando-o de forma irônica como uma espécie de “anexo” do Brasil.
“Poucos brasileiros sabem, mas a estrela solitária da bandeira do Brasil representa um estado que fica na Europa: Pernambuco em pé”, diz um dos vídeos populares, enquanto aponta Portugal em um mapa. A brincadeira é óbvia para quem tem o mínimo de conhecimento em geografia, mas o tom humorístico é justamente o que impulsiona a piada.
Apesar da criatividade, a afirmação não tem qualquer embasamento: a estrela solitária da bandeira brasileira representa, na verdade, o Pará — maior estado acima da linha do Equador no Brasil em 1889, ano da Proclamação da República.
Não, Portugal não foi anexado ao Brasil — e tampouco existe qualquer movimento político nesse sentido. A trend é apenas uma sátira com o país colonizador, embora possa confundir pessoas desavisadas.
A brincadeira tomou grandes proporções
A piada caiu no gosto dos brasileiros, que a levaram a um novo nível: começaram a inserir localizações falsas em mapas públicos, atribuindo novos nomes a cidades portuguesas. De acordo com o UOL, até esta quarta-feira (23), o Google Maps exibia pontos como “Pernambuco em Pé”, “Rio Grande de Fora” e outros. As edições, porém, já foram removidas.
A Wikipédia também foi alvo. Usuários colaborativos chegaram a inserir em artigos a existência de um suposto “acordo histórico” que teria transformado Portugal na “Guiana Brasileira”. Obviamente falsa, a informação foi rapidamente retirada do ar.
Uma rivalidade que atravessa séculos
Portugal foi uma das principais potências colonizadoras que moldaram o Brasil, e essa relação histórica ainda carrega resquícios de ressentimento. Com frequência, brasileiros fazem piadas sobre a devolução do ouro enviado para a Europa durante os séculos de domínio.
Em contrapartida, brasileiros que imigram para Portugal frequentemente relatam episódios de xenofobia e um certo choque cultural — especialmente por conta das diferenças entre o português brasileiro e o europeu, que divergem em vocabulário, pronúncia e até expressões cotidianas.
Curte acompanhar como as redes sociais moldam as novas tendências culturais? Então siga o TecMundo no Instagram, YouTube, TikTok, Twitter e Facebook para não perder nenhuma trend viral.