Cooktop com coifa embutida: veja 4 motivos para comprar e 4 para fugir


Aparelho promete praticidade e um visual moderno, mas apresenta alguns desafios; veja os prós e contras antes de decidir se vale a pena comprar um modelo para a sua casa Se você tem uma cozinha pequena e precisa economizar espaço, um cooktop com coifa embutida pode ser uma boa solução. Ele combina o cozimento do fogão com a remoção de gordura e odores, tudo enquanto as refeições são preparadas, evitando sujeira e garantindo a otimização do espaço. Mas, como tudo, também tem seus contras, como o preço mais alto e a manutenção exigente. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com quatro vantagens e desvantagens para te ajudar a decidir se vale a pena investir nesse eletrodoméstico. Confira!
🔎 Como instalar coifa na cozinha? Saiba colocar modelos de parede, ilha e mais
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O cooktop com coifa embutida é uma opção mais silenciosa em relação ao modelo tradicional
Foto: Divulgação/Electrolux
📝 Aparelhos 110V, 220V ou bivolt: como descobrir a tensão elétrica? Veja no Fórum do TechTudo
Cooktop com coifa: motivos para comprar
Mais espaço na cozinha
Cozinha mais silenciosa
Exaustão eficiente
Manutenção prática
1. Mais espaço na cozinha
Um cooktop com coifa embutida pode mudar completamente a cozinha quando o espaço é pequeno. Afinal, ele ocupa bem menos lugar do que ter os dois eletrodomésticos separados. Inclusive, sem aquela coifa gigante pendurada, o ambiente fica mais organizado e com um visual clean, perfeito para quem prefere uma decoração mais simples. Além disso, permite mais liberdade na hora de planejar os móveis e escolher a decoração.
Cooktop com coifa embutida otimiza o espaço na cozinha
Foto: Divulgação/Electrolux
2. Cozinha mais silenciosa
Se o barulho das coifas tradicionais já te irritou, essa pode ser uma ótima alternativa. Como a sucção acontece bem perto das panelas, o ruído é bem menor. Isso significa que dá para cozinhar sem aquele som constante atrapalhando. E, de quebra, dá para ouvir música, conversar ou até assistir algo sem precisar aumentar o volume.
3. Exaustão eficiente
Nada pior do que cozinhar e a casa inteira ficar com cheiro de comida! Com a sucção direto na superfície do cooktop, a fumaça e a gordura são eliminadas antes de se espalharem pelo ambiente. Assim, mesmo juntando dois eletrodomésticos, ele mantém a funcionalidade de ambos. Assim como a coifa tradicional evita o acúmulo de gordura nos móveis e tecidos, o modelo duplo também faz isso, e pode ser até mais eficiente em alguns casos.
O modelo duplo preserva a eficiência na sucção
Imagem: Divulgação/Header
4. Manutenção prática
A manutenção do cooktop com coifa embutida é bem prática e facilita o dia a dia. Os filtros removíveis ajudam a manter tudo limpo e evitam o acúmulo de gordura. E o melhor: alguns modelos até avisam quando é hora de trocar os filtros, o que contribui para que o aparelho continue funcionando bem. Além disso, por ser um cooktop, a superfície plana torna a higienização bem mais fácil, sem grades complicadas ou peças difíceis de alcançar. Ou seja, é uma boa opção para quem tem uma rotina agitada e precisa de um eletrodoméstico simples de cuidar.
Os filtros são removíveis, o que facilita a limpeza no dia a dia
Foto: Divulgação/Electrolux
Fogão com coifa embutida: motivos para fugir
Preço inicial mais alto
Instalação mais complicada
Pode ser mais difícil de usar
Pode consumir mais energia
1. Preço inicial mais alto
O preço inicial dos cooktops com coifa embutida é, sem dúvida, bem mais alto do que o de um modelo convencional. O valor pode variar bastante de acordo com a marca, o tamanho e as tecnologias envolvidas, mas, de maneira geral, é um investimento alto. Logo, se o objetivo é economizar, adquirir os dois eletrodomésticos separados pode ser a melhor opção.
2. Instalação mais complicada
Diferente dos cooktops tradicionais, esses modelos podem precisar de uma saída de ar para ventilação ou, dependendo da estrutura da cozinha, de filtros de carvão ativado. Além disso, algumas versões exigem uma saída de ar externa para funcionar corretamente, o que pode demandar a instalação de dutos na parede ou no piso.
Se isso não for possível, será necessário usar filtros de carvão ativado, que recirculam o ar, mas acabam comprometendo um pouco a eficiência da exaustão. Caso a cozinha não tenha sido planejada para esse tipo de equipamento, novas adaptações serão necessárias, o que significa mais despesas.
O uso pode ser mais complexo de início
Foto: Divulgação/EOS
3. Pode ser mais difícil de usar
Os cooktops com coifa embutida oferecem mais recursos do que os modelos convencionais, o que pode tornar o uso um pouco menos intuitivo no começo. O controle da exaustão, por exemplo, pode variar dependendo da potência utilizada no cozimento, e alguns modelos contam com sensores que ajustam automaticamente a sucção. Ainda, a troca regular dos filtros é necessária, algo que pode ser novidade para quem não está familiarizado com esse sistema. No entanto, no geral, a adaptação é fácil.
4. Pode consumir mais energia
O motor da coifa embutida precisa de mais potência para garantir uma exaustão eficiente, especialmente nos modelos que funcionam por recirculação de ar com filtros, o que pode aumentar o consumo de energia elétrica em comparação com as coifas tradicionais. Além disso, a maioria dos cooktops com coifa embutida utiliza indução, que consome mais eletricidade do que os a gás. Para quem cozinha com frequência e já tem um gasto alto de energia, esse pode ser um ponto importante a se considerar antes da compra. Por outro lado, há a economia de gás. Então, é necessário fazer as contas para entender se é a melhor opção para sua casa.
O cooktop com coifa embutida é excelente para otimizar espaço, uma vez que acopla dois produtos em um
Reprodução/Amazon
Modelos à venda
1. Cooktop Indução 4 Bocas EOS com Coifa Embutida EPCI04EC 220V
Esse modelo da EOS tem 7000 W de potência, mas oferece mais espaço para cozinhar por ter quatro bocas. A tecnologia Plasma Technology proporciona uma eliminação de odores mais eficaz, enquanto a Flexzone ajusta a área de aquecimento conforme o tamanho das panelas. Além disso, o modelo inclui painel touch e recursos de segurança, como desligamento automático, bloqueio para crianças e aviso de calor residual. O modelo pode ser adquirido por R$ 15.977 no Mercado Livre.
Pontos a considerar: a adição de mais bocas pode ser útil para quem precisa de maior flexibilidade na cozinha. Entretanto, o custo do modelo é consideravelmente mais alto, e o número de avaliações ainda é reduzido.
2. Cooktop Indução 2 em 1 com Coifa Integrada Electrolux IE8CH 220V
O cooktop da Electrolux integra indução e exaustão em um único aparelho. Ele oferece três opções de instalação (parede, península e ilha), o que o torna flexível para diferentes tipos de cozinha. Ele inclui funções como Duplo PowerBoost, que acelera o processo de preparo dos alimentos, e AutoBreeze, que mantém a exaustão ativa até a remoção completa da fumaça. Além disso, ajusta automaticamente a potência conforme a temperatura das panelas. Para os interessados, é possível comprá-lo por R$ 13.999 na Amazon.
Pontos a considerar: a principal característica desse modelo é a combinação de indução e exaustão, com funções automatizadas. No entanto, o preço é elevado.
Com informações de: Mercado Livre, EOS e Electrolux.
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de março de 2025.
Initial plugin text
Initial plugin text
Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Mais do TechTudo
Initial plugin text

Rolar para cima