A Microsoft confirmou a existência de uma falha no Outlook Classic que causa picos de uso da CPU ao digitar uma mensagem. O bug no programa de gerenciamento de e-mail começou a ser relatado por usuários em novembro de 2024, mas somente agora a empresa ofereceu uma medida paliativa para o problema.
A dona do Windows recomenda que os usuários impactados migrem para a versão do canal Semi Annual do Microsoft 365 App. Até o momento, o problema não foi observado nas atualizações compartilhadas por esse canal.

Conforme os relatos dos usuários, o uso do Outlook Classic para redigir um e-mail ou escrever uma mensagem atingia picos entre 30% e 50% do uso da CPU do computador. Isso causava lentidão na navegação e até mesmo travamento da máquina enquanto realizava as tarefas.
Em um caso mais grave, uma pessoa revelou que a CPU ultrapassou a temperatura de 95ºC apenas ao abrir a janela “Nova mensagem”. Algo surpreendente para uma máquina equipada com um processador Intel Core i9-14900HX.
A equipe de desenvolvimento da Microsoft conseguiu reproduzir o bug ao atualizar para a versão 2406 do Microsoft 365 Apps (Build 17726.20126+). Essa atualização foi lançada em junho de 2024 para os canais Current, Monthly Enterprise e Insider.

Sem previsão de correção oficial do Outlook Classic
A Microsoft ainda não tem previsão de lançar um patch de correção oficial nos canais afetados. A empresa afirma que continua investigando a causa da falha para garantir uma solução definitiva o mais breve possível.
Enquanto isso, os usuários devem realizar a mudança para o canal Semi Annual do Microsoft 365. Para isso, siga os seguintes passos:
- Acesse o Prompt de Comando (CMD) com privilégios de administrador.
- Cole o seguinte comando “reg add HKLMSoftwarePoliciesMicrosoftoffice16.0commonofficeupdate /v updatebranch /t REG_SZ /d SemiAnnual” (sem aspas) e aperte “Enter” para executar a alteração.
- Abra o Outlook Classic e acesse a opção “Arquivo”. Depois, vá em “Conta do Office”, selecione “Opções de atualização” e clique em “Atualizar agora” para concluir a alteração do canal.
Com informações de Tom’s Hardware.