A Deezer anunciou nesta quarta-feira, 16, uma série de novos recursos que tem como objetivo mudar a forma como os usuários interagem com a plataforma de streaming. Entre as novas funcionalidades estão o controle algorítmico, foco na personalização e novas possibilidades de compartilhamento.
“Na Deezer, estamos constantemente inovando para oferecer a experiência musical mais personalizada e customizável do mercado. Os novos recursos que estamos lançando hoje dão aos usuários mais controle sobre o algoritmo, maior flexibilidade para personalizar sua experiência e maneiras fáceis de compartilhar conteúdo com amigos — até mesmo fora da Deezer”, explicou em coletiva o CEO da companhia, Alexis Lanternier.
O recurso Flow da Deezer possibilita que os usuários tenham mais influência sobre as recomendações musicais. Agora, é possível ajustar o algoritmo de recomendações de forma totalmente livre, para que a experiência de descoberta musical seja mais personalizada. Ou seja, os usuários podem de certa forma escolher quais artistas e músicas aleatórias aparecem em seu feed.
Outra novidade é que a partir de maio será possível reorganizar a aba de Favoritos para facilitar o acesso ao conteúdo mais escutado, além de personalizar visualmente as capas de playlists com fotos, formas e adesivos. A ideia é oferecer um app que possa ser moldado de acordo com o gosto e estilo de cada usuário.
A Deezer (Android, iOs) também expandirá o conceito de retrospectivas musicais com o lançamento do My Deezer Month. Inspirado no tradicional My Deezer Year, o novo recurso disponibilizará mensalmente estatísticas personalizadas com os artistas, faixas e gêneros mais ouvidos, além de análises visuais da atividade do usuário. A funcionalidade estará disponível também já no início de maio.
Por fim, a plataforma ampliou sua integração com outros serviços. Na área de compartilhamento, um novo link universal permitirá que usuários enviem suas músicas para amigos que utilizam diferentes plataformas, como Spotify, Apple Music ou YouTube Music. A funcionalidade se soma ao recurso Shaker, que já permite criar playlists colaborativas mesmo com quem não possui conta na Deezer.