Resumo
- A Samsung encerrará o suporte ao Samsung Pay em smartwatches com Tizen a partir de junho de 2025.
- Modelos como Gear S2, Gear S3, Gear Sport, Galaxy Watch, Active 2 e Watch 3 serão afetados.
- Usuários devem instalar a versão 2.7.51 do app até 31 de maio, pois não haverá suporte ou atualizações depois disso.
Se você tem um smartwatch Samsung Gear ou Galaxy Watch baseado no sistema operacional Tizen, precisa ficar atento: modelos mais antigos dessas linhas não receberão novas versões do aplicativo do Samsung Pay. A medida começa a valer a partir de junho 2025.
A Samsung está comunicando os usuários dos dispositivos afetados pelo próprio aplicativo do serviço, no celular. Na mensagem, a companhia orienta que os proprietários desses relógios façam download da última versão do Samsung Pay compatível com eles (2.7.51) até 31 de maio deste ano.
Depois disso, não haverá mais atualizações do aplicativo para os modelos afetados. Nem a versão atual estará disponível: o aplicativo do Samsung Pay simplesmente não poderá mais ser baixado a partir de junho.
Quais smartwatches não terão mais o Samsung Pay?
De acordo com a Samsung, os modelos impactados são estes:
- Samsung Gear S2
- Samsung Gear S3
- Samsung Gear Sport
- Samsung Watch
- Samsung Watch Active
- Samsung Watch Active 2
- Samsung Watch 3
O Samsung Pay vai deixar de funcionar nesses relógios?
No curto prazo, nada deve mudar. Enquanto a última versão compatível do Samsung Pay (a 2.7.51, relembrando) estiver funcionando nos relógios, será possível utilizá-los para efetuar pagamentos.
Mas a própria Samsung alerta que a compatibilidade com o serviço pode deixar de existir em razão de um “reset” ou de um procedimento de manutenção, por exemplo.
Em outras palavras, se o app do Samsung Pay for removido do smartwatch por algum motivo, não haverá como reinstalá-lo (pelo menos não pelas vias oficiais).

O que é o Samsung Pay?
Samsung Pay é uma tecnologia de pagamento por aproximação disponível para determinados celulares e relógios da marca. No Brasil, o serviço funciona com uma grande variedade de cartões de crédito, a exemplo de unidades emitidas por instituições financeiras como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Inter, Itaú e Santander.
O Samsung Pay funciona como uma tecnologia complementar ao Samsung Wallet, serviço de carteira digital da companhia.