O navegador Opera Mini (Android) agora conta com a Aria, assistente com inteligência artificial generativa desenvolvida pela Opera. Com a ferramenta, os usuários do Opera Mini podem gerar textos, resumos, imagens, além de prover respostas para perguntas variadas, em vez de apresentar como resultado apenas uma lista de links. Tudo feito através de uma interface conversacional.
A Aria utiliza uma combinação de tecnologias da OpenAI e do Google, por meio do Composer, uma espécie de orquestrador criado pela Opera para definir o melhor LLM para cada solicitação. No caso de geração de imagens, por exemplo, é usado o modelo Imagen3, do Google.
A nova ferramenta está disponível no menu principal e na parte inferior da tela principal. Para utilizá-la, é necessário estar com a versão atualizada do Opera Mini. O uso é gratuito. A adição da Aria não deixou o app mais pesado, afirma a Opera.
O Opera Mini já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes e tem mais de 100 milhões de usuários. É um navegador bastante utilizado no continente africano, por conta da sua tecnologia de compressão de dados e por causa de parcerias com algumas operadoras para a oferta de dados móveis gratuitos em troca de exibição de publicidade.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA