Lançado no dia 15 de fevereiro de 1985, o filme Clube dos Cinco (The Breakfast Club) reuniu no último domingo (13) seu elenco pela primeira vez em mais de 40 anos. O encontro inusitado foi realizado durante a Chicago Comic & Entertainment Expo, feira na qual estiveram presentes Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwad e Ally Sheedy.
Apresentados ao som de “Colonel Bogey March”, uma das canções mais marcantes do longa-metragem, eles participaram de um painel discutindo a influência da obra. A única ausência marcante foi a do diretor John Hughes, que faleceu em 2009 como consequência de um ataque cardíaco que teve ao andar pela cidade de Nova York.
Clube dos Cinco virou um clássico dos anos 1980
Com aproximadamente uma hora de duração, o painel organizado pela Pop Verse deu espaço para que os atores falassem sobre suas experiências e como foi trabalhar com Hughes. “Eu me sinto muito, muito emotivo e tocado em ter todos nós juntos”, afirmou Ringwald. “Essa é a primeira vez em que Emilio se juntou a nós. Não tivemos mais que usar o recorte de papelão porque ele está aqui”, brincou.
Em Clube dos Cinco, Ringwald interpreta Claire Standish, uma garota de origem privilegiada que acaba na detenção por matar aula. O filme tem como tema um grupo formado por garotos e garotas de diferentes origens e “tribos”, mas que acabam se conectando por se descobrirem um pouco desajustados e terem que ficar na escola fora do horário convencional.
O grupo também é formado por Andrew Clark (Emilio Estevez), um atleta, Brian Johnson (Anthony Michael Hall), um aluno estudioso, John Bender (Judd Nelson), o “criminoso” e Allison Reynolds (Ally Sheedy), uma “reclusa” que participa da detenção de forma voluntária. Também fazem parte do elenco do longa nomes como Paul Gleason, um vice-diretor dominador e John Kapelos, que faz o papel de um zelador que estabelece uma amizade com Brian.
Ausente de todas as reuniões de elenco anteriores, Emilio Estevez brincou afirmando que também nunca participou de suas reuniões colegiais. “Então isso é algo que eu finalmente sentia que precisava fazer por mim mesmo. Mas Josh, essa parecia especial. É aqui em Chicago, onde fizemos o filme, e obviamente é o 40º aniversário, então parecia ser a hora”.
O painel foi mediado pelo moderador Josh Horowitz, que, além de fazer diversas perguntas e comentários, também intermediou os questionamentos do público presente. A apresentação completa (em inglês), pode ser conferida sem nenhum custo ou intervalo no site oficial do Pop Verse — clique aqui para acessar.
Onde assistir ao filme?
Entre os elementos que ajudaram Clube dos Cinco a se tornar um clássico está o fato de que ele brincava com muitos dos estereótipos dos anos 1980. Ao unir o atleta popular, o “esquisitão da turma”, o nerd, a patricinha e a “louca”, o longa de John Hughes soube explorar as dificuldades da juventude e mostrar que esses grupos diferentes tinham algo em comum.
A má notícia para os fãs brasileiros é que, atualmente, o longa-metragem que completou 40 anos em 2025 não está disponível em nenhuma plataforma de streaming. No entanto, ele está disponível tanto para aluguel quanto para compra digital no YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Amazon Prime Videos — os valores vão de R$ 6,90 pelo aluguel, até R$ 29,90 pela aquisição.
O Clube dos Cinco foi remasterizado digitalmente em 2015, mesmo ano em que passou a ser preservado pela National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Além dele, Hughes teve participação direta em filmes como Curtindo a Vida Adoidado, Mulher Nota 1000, Ela Vai ter um Bebê e Quem Vê Cara Não Vê Coração, entre diversos outros.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!