AMD confirma linha EPYC “Venice” como uma das primeiras fabricadas em 2 nm pela TSMC

Celebrando sua parceria com a TSMC, a AMD anunciou nesta segunda-feira (14) que a próxima geração de processadores EPYC, conhecidos pelo codinome “Venice”, será um dos primeiros produtos a serem fabricados com a litografia N2 de 2 nm da TSMC. A marca confirmou ainda que já validou a produção da atual família EPYC 9005 na fábrica da fundição taiwanesa em Arizona, abrindo as portas para o início da fabricação dos seus chips nos EUA.









Rumores
14 Abr




Linha AMD Ryzen 8000HX






Lanamentos
10 Abr


No comunicado divulgado na noite desta segunda, a AMD revelou que as CPUs EPYC Venice (Veneza — a empresa utiliza nomes de cidades italianas como codinomes para a linha EPYC) já atingiram a etapa de tape out, quando o design foi enviado para o início da fabricação, e serão produzidas na litografia N2 da classe de 2 nm da TSMC.

Com essa conquista, os chips seriam os primeiros da indústria para Computação de Alta Performance (HPC, computação voltada para simulação, estudos científicos e mais) a atingirem o tape out na N2. Esperados para chegar com o nome “EPYC 9006”, os componentes são muito aguardados por adotarem as arquiteturas Zen 6 e Zen 6c, que também devem ser trazidas aos desktops e notebooks.

Há poucos detalhes conhecidos sobre as soluções, mas a expectativa é que a Zen 6 traga melhorias significativas de desempenho em comparação à atual Zen 5, aumentando ainda a contagem de núcleos por CPU. Agora que a fabricação deve ser iniciada, é provável que mais detalhes sejam vazados nos próximos meses.

Por sua vez, a litografia N2 também traz grandes mudanças, sendo a adoção de um novo tipo de transistor, o GAAFET (Gate-All-Around) a principal delas. De forma resumida, a novidade promete maior controle da corrente elétrica, aumentando a eficiência, e maior densidade por área, garantindo que chips mais robustos sejam desenvolvidos.

As empresas de design de processadores terão ainda flexibilidade para modificar a largura desses transistores, otimizando os projetos para priorizarem desempenho, eficiência ou um equilíbrio de ambos com maior precisão.

Ainda não há uma data precisa para o lançamento dos EPYC Venice, mas o time vermelho indica que a estreia ocorrerá em 2026. Considerando o cronograma das gerações anteriores, é provável que a família seja apresentada apenas na segunda metade do ano.

Linha EPYC 9005 ser fabricada nos EUA

Outra novidade confirmada pela AMD é que a atual família EPYC 9005 “Turin” já foi validada para começar a ser fabricada pela TSMC na Fab 21, localizada em Arizona, nos EUA. A unidade é a primeira da empresa taiwanesa a ser aberta no país norte-americano, e faz parte dos investimentos para expandir a cadeia global de fornecimento de chips.

Também não há um prazo para início da produção, mas espera-se que o processo comece ainda este ano, considerando que o primeiro módulo da Fab 21, especializado nas litografias de 5 nm e 4 nm, já está em funcionamento. Mais informações devem ser divulgadas nas próximas semanas.


Rolar para cima